Dia do Atletismo: Uberlândia reafirma seu papel como polo mineiro e nacional

Escolinhas de iniciação esportiva atendem mais de 22 mil alunos; atletas da equipe Futel/Praia Clube/Exército/Cemig conquistam, em setembro, 16 medalhas em duas competições

, em Uberlândia

-

Neste Dia do Atletismo (9), Uberlândia celebra sua consolidação como polo do atletismo mineiro e nacional, resultado de uma combinação entre programas de iniciação esportiva e investimentos em infraestrutura. A cidade se destaca tanto pela formação de novos talentos quanto pela realização de grandes competições, que movimentam a economia local e fortalecem a cultura esportiva entre jovens e adultos.

Uberlândia celebra o Dia do Atletismo com novos talentos e projetos sociais
Uberlândia celebra o Dia do Atletismo com novos talentos – Crédito: Prefeitura de Uberlãndia/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) é uma das principais responsáveis por essa transformação, com escolinhas de iniciação esportiva que atendem mais de 22 mil alunos em 23 modalidades olímpicas e paralímpicas. A maior parte das vagas é voltada a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, mas o programa também oferece atividades voltadas à qualidade de vida de adultos e idosos.

Força mineira e novos talentos

O modelo pedagógico das escolinhas é dividido em três níveis de aprendizado: iniciante, intermediário e avançado. Após concluir essas etapas, o aluno pode ser encaminhado a centros de treinamento de alto rendimento, onde passa a competir em torneios regionais, estaduais e nacionais, representando Uberlândia e Minas Gerais.

As matrículas podem ser feitas durante todo o ano, por meio do Portal Cidadão, no site da Prefeitura de Uberlândia. Os interessados são chamados conforme a disponibilidade de vagas. O projeto é gratuito e mantém parceria com o Praia Clube, visando o intercâmbio entre o esporte educacional e o de alto rendimento.

Em setembro, atletas da equipe Futel/Praia Clube/Exército/Cemig conquistaram 16 medalhas em duas competições, sendo nove no Campeonato Mineiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 e sete no Torneio Pró-Índice Sub-14. Em abril, o grupo também garantiu o tricampeonato brasileiro interclubes Sub-23, somando mais de 400 pontos nas categorias masculina e feminina.

×

Leia Mais

Infraestrutura e grandes eventos esportivos

O reconhecimento de Uberlândia no cenário esportivo também se deve aos investimentos em infraestrutura. A cidade recebe uma nova edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que, pela primeira vez, que vão até o dia 28 e reune 18 modalidades esportivas ao longo do mês.

Para o evento, a Prefeitura e a Futel realizaram melhorias em ginásios, arquibancadas e telhados, além de obras de limpeza e pintura em poliesportivos e no Sesi Gravatás. “Uberlândia foi escolhida pela excelente estrutura esportiva e pela localização estratégica, o que fortalece a economia local, gerando impacto positivo em setores como hotelaria, transporte e alimentação”, destacou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Dia do Atletismo: superação uberlandense

O atletismo paralímpico mineiro, representado por atletas de Uberlândia, também tem conquistado espaço no cenário internacional. Um dos grandes nomes é o paratleta Wellington dos Santos, que coleciona mais de mil medalhas ao longo de 22 anos de carreira. Com recordes nacionais e títulos internacionais, ele se prepara agora para um novo desafio, representar o Brasil no Mundial de Atletismo Virtus, na Austrália, com o objetivo de trazer mais uma conquista histórica para o país.

“Em 2017 eu tive a oportunidade de ir para o Mundial em Roma, onde fiquei em primeiro lugar no salto triplo, segundo no arremesso de peso e quarto no salto em distância. Foi ali que eu entendi o que era ser um atleta de alto rendimento, o que era ter um técnico e respeitar o técnico”, relembra Wellington.

Recentemente, o atleta bateu o recorde brasileiro no salto triplo, com a marca de 14,91 metros, superando o antigo recorde de 2019. “Tem duas semanas e meia que eu fui para São Paulo para competir e consegui superar minha melhor marca. É o resultado de anos de dedicação, treino e amor pelo esporte”, destaca.