Atletas de Uberlândia conquistam vaga no Mundial de Karatê IKGA, no Japão

Competição acontecerá entre 7 e 11 de agosto, em Chiba, no Japão, a mais de 17 mil km de Uberlândia; jovens e dojo se mobilizam para levantar fundos para a viagem

, em Uberlândia

-

Atletas do Ryuu no Dojo, que fica no bairro Granada, em Uberlândia, foram convocados para a Seleção Brasileira de Karatê da IKGA (Associação Internacional de Karatedo Gojukai). Eles vão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê de 2025.

O torneio será entre os dias 7 e 11 de agosto, em Chiba, no Japão, e vai reunir praticantes do estilo Goju-Ryu de vários países. Esta será a primeira edição do campeonato após a pausa por causa da pandemia.

A seleção dos atletas aconteceu entre fevereiro e março, em Santana do Paranaíba (SP), com participantes de várias idades e cidades. A disputa foi intensa, e 11 jovens de Uberlândia conquistaram suas vagas para o mundial depois de muito treino.

Agora, eles e suas famílias estão se mobilizando para arrecadar dinheiro e tornar possível a viagem ao Japão — um destino que fica a mais de 17 mil quilômetros de distância.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Crédito: Instagram/ Reprodução

A surpresa da convocação

Marco Túlio, de 11 anos, atleta do Ryuu no Dojo, viu sua convocação para a Seleção Brasileira como uma surpresa e uma grande felicidade. Segundo o pai, a expectativa inicial era que ele e os outros atletas mais jovens participassem de competições para ganhar experiência e se preparar para o mundial de 2029. No entanto, o desempenho durante a seletiva fez com que fossem convocados antecipadamente.

“Foi uma surpresa muito grande. A princípio, os mais novinhos iriam para pegar mais maturidade e estarem preparados para 2029, mas acabaram sendo convocados devido à performance que tiveram. Não estava nada no script, então foi uma grande surpresa, e o mundial já vai ser agora em agosto”, comentou Túlio Dias, pai de Marco Túlio.

Apesar de serem jovens, os atletas foram inseridos no esporte desde pequenos e cresceram praticando-o no dia a dia. O resultado é um reflexo desse empenho.

VEJA TAMBÉM: Quem é Marco Túlio Matuto, lutador uberlandense que faz sucesso no UFC

Marco Tulio a esquerda e João Paulo a direita, participaram da seletiva em Santana de Parnaíba (SP) – Crédito: Instagram/ Reprodução/ Arquivo Pessoal

João Paulo, outro competidor selecionado para o mundial, pratica o karatê desde os 6 anos, tendo atualmente 10. Com o passar do tempo, a prática se tornou uma paixão, e os treinos foram ganhando seriedade.

“Com empenho, disciplina e desenvolvimento, ele passou a integrar a equipe de competição do Dojo. As mudanças de faixas ocorreram à medida que ele evoluía. Eles participaram de várias competições até que, em fevereiro, participaram de uma seletiva que os classificou”, contou Priscila Gregório, mãe de João.

Atualmente, os jovens, seus pais e o sensei dos alunos no Ryuu no Dojo, Matielo Oliveira, estão em busca de recursos para possibilitar a viagem do maior número possível de atletas para a competição.

“Todos os atletas estão vendendo rifas para arrecadar dinheiro para a viagem. Cada mês até a viagem, planejamos fazer algum tipo de evento ou ação para arrecadar parte do valor necessário”, contou Priscila. “A gente vê a felicidade dos meninos, vê a emoção que eles estão sentindo, a ansiedade para que isso aconteça”, complementou Túlio.

Faltando mais de 100 dias para a competição em Chiba, os jovens estão treinando cerca de 3 a 4 horas por dia, em busca de mais uma conquista, para a carreira pessoal, o dojo e para Uberlândia no cenário esportivo.

Confira os atletas convocados: Heitor Oliveira, Denzel Silva, Igor Silva, Gustavo Carvalho, Pedro Arthur, Marco Túlio, João Paulo, Valentina Portela, Gabriel Portela, John Couto, Miguel Áquila.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Ryuu no Dojo (@ryuunodojo)

Estilo Goju-Ryu

O Goju-Ryu é um estilo tradicional de karatê, influenciado por tradições chinesas e artes marciais, é um estilo híbrido que integra elementos rígidos e flexíveis, oferecendo um sistema completo de defesa e equilíbrio físico e mental.

No Brasil, o estilo comandado pela IKGA, organização filiada a Gojukai Japão, sendo a escola do estilo no mundo. O mundial é composto por competidores praticantes desse estilo.

Desenvolvimento pessoal e físico

A prática de esportes como o karatê oferece benefícios significativos para o desenvolvimento pessoal e físico, especialmente em jovens. Além de melhorar a coordenação motora, força e flexibilidade, o karatê promove a saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico, contribuindo para uma vida mais saudável. 

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, atividades físicas regulares, como artes marciais, ajudam a prevenir doenças crônicas e melhoram o bem-estar geral. A disciplina exigida nos treinos também ensina valores como respeito, perseverança e autocontrole, essenciais para o crescimento pessoal.

No âmbito mental e emocional, o karatê estimula a autoconfiança e a resiliência, auxiliando os praticantes a lidarem com desafios dentro e fora do dojo. Segundo estudos da Secretaria Especial do Esporte do Brasil, esportes que combinam técnica e filosofia, como o karatê, favorecem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e gestão de emoções. 

×

Leia Mais

Oportunidades

A prática do karatê não apenas promove o desenvolvimento pessoal e físico, mas também pode abrir portas para incentivos financeiros, como bolsas de estudo, que ajudam a custear a formação acadêmica e esportiva. 

No Brasil, programas como o Bolsa Atleta, do Governo Federal, oferecem suporte financeiro a atletas de alto rendimento, incluindo karatecas. O valor da bolsa varia de acordo com a categoria do atleta e pode chegar a R$ 16.629,00 mensais.

Esses incentivos permitem que jovens mantenham o foco nos treinos e competições, sem o peso total das despesas.