Altos e baixos: relembre a trajetória profissional de Fernando Diniz
Com 50 anos, o treinador mineiro acumula passagens por 14 clubes e a experiência de comandar a Seleção Brasileira
O treinador mineiro Fernando Diniz foi demitido do Cruzeiro na manhã desta segunda-feira (27). Apesar do descontentamento da torcida diante da atuação do treinador na raposa, seu nome é lembrado por conquistas no meio esportivo em outros clubes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Confira a trajetória profissional de Fernando Diniz como treinador:
Fernando Diniz começou a ganhar destaque no futebol brasileiro no Grêmio Osasco Audax, onde, em 2016, levou a equipe à final do Campeonato Paulista, sendo derrotado pelo Santos após uma campanha surpreendente.
Porém, no ano seguinte, o Audax não conseguiu manter o bom desempenho e foi rebaixado no estadual. Antes disso, Diniz já havia acumulado experiências em clubes como Paraná, Guaratinguetá, Atlético Sorocaba, Botafogo-SP, Paulista e Votoraty.
Sua primeira grande oportunidade em um time da Série A veio no Athletico-PR, onde comandou 21 jogos em 2018, com cinco vitórias, sete empates e nove derrotas, mas deixou o clube com a equipe na 19ª posição do Brasileirão. Apesar de sua saída, o Athletico conquistou a Copa Sul-Americana naquele ano, mas Diniz esteve à frente em apenas duas partidas do torneio.
Leia Mais
Em 2019, Diniz assumiu o Fluminense pela primeira vez, dirigindo o clube em 43 jogos. Apesar do futebol propositivo, com média de 61% de posse de bola, os resultados foram irregulares: 18 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. No Brasileirão, o time estava na zona de rebaixamento (18º) no momento de sua demissão.
Depois disso, foi contratado pelo São Paulo, onde viveu uma passagem de altos e baixos. Diniz comandou 75 jogos pelo Tricolor Paulista, com 34 vitórias, mas sua trajetória ficou marcada por uma queda acentuada de desempenho no Brasileirão de 2020, que custou o título ao clube. Ele também enfrentou eliminações traumáticas, como a derrota para o Mirassol no Paulistão, e demitido em fevereiro de 2021.
⚽ Acompanhe as últimas notícias do Mundo da Bola!
Após deixar o São Paulo, Diniz passou rapidamente por Santos e Vasco, mas sem conseguir resultados expressivos. No Peixe, ele somou 27 jogos, com 10 vitórias, enquanto no Cruz-Maltino, foram 12 partidas, terminando a Série B de 2021 sem alcançar o objetivo de recolocar o clube na elite.
Sua segunda passagem pelo Fluminense, iniciada em 2022, foi a mais marcante. Em 2023, Diniz conquistou o Campeonato Carioca com uma goleada sobre o Flamengo e levou o clube à inédita conquista da Copa Libertadores, superando o Boca Juniors na final. No entanto, após um início irregular em 2024, foi demitido em junho. Durante esse período, Diniz também assumiu interinamente a Seleção Brasileira em seis jogos, mas foi desligado antes do fim de seu contrato.
Em setembro de 2024, Fernando Diniz foi contratado pelo Cruzeiro e, após a derrota da final da sul-americana e um começo instável, o treinador foi demitido pelo clube.
Os títulos de Fernando Diniz:
- Copa Libertadores – Fluminense (2023)
- Recopa Sul-Americana – Fluminense (2024)
- Campeonato Carioca – Fluminense (2023)
- Série A3 do Paulistão – Votoraty (2009)
- Copa Paulista – Votoraty (2009) e Paulista (2010)