Fernanda Torres no Oscar? Premiação no Globo de Ouro aumenta expectativa

Premiação de Melhor Atriz em Drama fortalece as chances de Fernanda Torres na disputa por uma vaga no Oscar, após sua atuação marcante em Ainda estou aqui

, em Uberlândia

-

Fernanda Torres, renomada atriz brasileira, foi mais uma vez reconhecida internacionalmente ao receber, no último domingo (5), o troféu de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, em Los Angeles.

Fernanda Torres
Crédito: Amy Sussman/Getty Images/AFP

A premiação foi entregue por Viola Davis, em reconhecimento à sua atuação no filme Ainda estou aqui. Este feito fortalece ainda mais as expectativas sobre uma possível indicação da atriz ao Oscar.A premiação, uma das mais importantes do cinema, é organizada pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood e celebra as estrelas de maior destaque no cenário cinematográfico de 2024.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A atuação em “Ainda estou aqui”

Fernanda Torres foi indicada pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda estou aqui, onde interpreta uma mulher que luta para que o Estado reconheça o assassinato de seu marido, cometido por agentes do regime militar durante a ditadura no Brasil.

Fernanda Torres em "Ainda estou aqui" (2024) - Crédito: Divulgação
Fernanda Torres em “Ainda estou aqui” (2024) – Crédito: Divulgação

Rumo ao Oscar?

A lista oficial dos indicados ao Oscar será divulgada no dia 17 de janeiro, e a cerimônia de premiação acontecerá em 2 de março.

O Globo de Ouro conquistado por Torres certamente impulsiona ainda mais seu nome na corrida pelo Oscar, considerado o maior prêmio da indústria cinematográfica, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Crédito: ABC/ Reprodução

No entanto, especialistas alertam que a premiação não garante, de forma definitiva, que a atriz será indicada ao Oscar. Isso ocorre porque os sindicatos da indústria — como o Producers Guild of America (produtores), Directors Guild of America (diretores), Writers Guild of America (roteiristas) e o Screen Actors Guild (atores) — desempenham um papel crucial na formação dos indicados.

Esses sindicatos refletem as preferências e os votos dos membros da indústria, que são vitais para os indicados ao Oscar.

No Oscar, para ser nomeado, o profissional deve ter “conquistas excepcionais” em sua área e ser indicado por membros da Academia. A eleição é realizada por mais de 10 mil membros da Academia, dos quais mais de 9 mil são elegíveis para votar.

Veja também:
Do teatro ao Globo de Ouro: relembre a trajetória profissional de Fernanda Torres
Uma jornada em imagens: as fotos de Fernanda Torres ao longo de sua carreira

Concorrência acirrada

A competição para uma vaga entre as indicadas ao Oscar está particularmente intensa este ano, com grandes nomes disputando o prêmio.

Além de Fernanda Torres, outras atrizes de peso, como Angelina Jolie (por Maria Callas), Nicole Kidman (por Babygirl), Tilda Swinton (por O Quarto ao Lado), Pamela Anderson (por The Last Showgirl) e Kate Winslet (por Lee), também estão entre as favoritas.

Outro fator que aumenta a concorrência é a possibilidade de que três das cinco indicadas ao Oscar venham da categoria de Comédia ou Musical, o que pode modificar o cenário.

Entre as possíveis candidatas estão Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (A Substância) e Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez).