Primeiro emprego: Uberaba tem 40 vagas abertas para Jovem Aprendiz SENAI
Interessados de 14 a 23 anos podem se inscrever até 4 de julho; cursos são gratuitos e combinam teoria com prática em ambiente industrial
Jovens de Uberaba com idade entre 14 e 23 anos podem se inscrever para o Jovem Aprendiz SENAI, que oferece cursos de aprendizado industrial gratuitos. As inscrições começaram nesta segunda-feira (9) e vão até o dia 4 de julho. A seleção faz parte do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o segundo semestre de 2025.
Em todo o estado, são 1.437 vagas distribuídas em 25 municípios, entre eles Uberaba, que contará com turmas presenciais em sua unidade local. A taxa de inscrição é de R$ 10, e pedidos de isenção podem ser feitos até 12 de junho.
Na cidade do Triângulo Mineiro, são ofertados cursos de Aprendizagem Industrial em Eletricista Industrial e Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica de Máquinas Industriais, com 20 vagas em cada curso respectivamente, com duração aproximada de 14 meses. A metodologia combina teoria com prática em ambientes reais de trabalho.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A seleção será feita por meio de prova objetiva, marcada para o dia 19 de julho. O exame terá 20 questões — 10 de português e 10 de matemática — e será aplicado presencialmente na unidade do SENAI de Uberaba, em três turnos disponíveis: manhã, tarde ou noite.
O resultado da classificação será divulgado em 7 de agosto, e os aprovados deverão efetivar a matrícula entre os dias 8 e 14 do mesmo mês, apresentando a documentação exigida em edital. As aulas têm início previsto para o dia 1º de setembro.
VEJA TAMBÉM: Veja se você passou! Resultado preliminar do concurso do MPU 2025 é divulgado
Segundo Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para Indústria do SENAI em Minas, o programa de aprendizagem tem como diferencial a inserção direta no setor produtivo.
“Enquanto aprende, o jovem trabalha e se desenvolve em ambientes reais. Muitos concluem o curso já empregados, com experiência e portas abertas na indústria”, destaca.