Primeiro emprego: Uberaba tem 40 vagas abertas para Jovem Aprendiz SENAI

Interessados de 14 a 23 anos podem se inscrever até 4 de julho; cursos são gratuitos e combinam teoria com prática em ambiente industrial

, em Uberlândia

Jovens de Uberaba com idade entre 14 e 23 anos podem se inscrever para o Jovem Aprendiz SENAI, que oferece cursos de aprendizado industrial gratuitos. As inscrições começaram nesta segunda-feira (9) e vão até o dia 4 de julho. A seleção faz parte do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o segundo semestre de 2025.

Em todo o estado, são 1.437 vagas distribuídas em 25 municípios, entre eles Uberaba, que contará com turmas presenciais em sua unidade local. A taxa de inscrição é de R$ 10, e pedidos de isenção podem ser feitos até 12 de junho.

Na cidade do Triângulo Mineiro, são ofertados cursos de Aprendizagem Industrial em Eletricista Industrial e Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica de Máquinas Industriais, com 20 vagas em cada curso respectivamente, com duração aproximada de 14 meses. A metodologia combina teoria com prática em ambientes reais de trabalho.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Alunos do jovem aprendiz SENAI tem aprendizado nas empresas, alunos estão recebendo orientações do técnico do programa
Uberaba tem vagas abertas para Jovem Aprendiz SENAI, cursos buscam atuação direta nas industrias – Crédito: Senai PE/ Divulgação

A seleção será feita por meio de prova objetiva, marcada para o dia 19 de julho. O exame terá 20 questões — 10 de português e 10 de matemática — e será aplicado presencialmente na unidade do SENAI de Uberaba, em três turnos disponíveis: manhã, tarde ou noite.

O resultado da classificação será divulgado em 7 de agosto, e os aprovados deverão efetivar a matrícula entre os dias 8 e 14 do mesmo mês, apresentando a documentação exigida em edital. As aulas têm início previsto para o dia 1º de setembro.

VEJA TAMBÉM: Veja se você passou! Resultado preliminar do concurso do MPU 2025 é divulgado

Segundo Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para Indústria do SENAI em Minas, o programa de aprendizagem tem como diferencial a inserção direta no setor produtivo.

“Enquanto aprende, o jovem trabalha e se desenvolve em ambientes reais. Muitos concluem o curso já empregados, com experiência e portas abertas na indústria”, destaca.

Confira o cronograma do processo seletivo do Jovem Aprendiz SENAI

  • Inscrições: 9 de junho a 4 de julho
  • Pagamento do boleto: até a data de vencimento após a inscrição
  • Prova: 19 de julho
  • Gabarito: 21 de julho
  • Resultado: 8 de agosto
  • Matrícula na unidade: 11 a 14 de agosto
  • Início das aulas: 1º de setembro