Prazo para inscrição no CNU 2 termina neste domingo (20); mais de 500 mil já se inscreveram
Cadastro ainda pode ser realizado até às 23h59 pela página do Gov
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) se encerram às 23h59 deste domingo (20). O cadastro é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com taxa de R$ 70, válida para qualquer um dos blocos temáticos.
Ao concluir a inscrição, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que poderá ser paga até 23h59 de segunda-feira (21). Caso o pagamento nesse prazo não seja realizado, a inscrição será cancelada.
Segundo balanço divulgado pelo governo federal, mais de meio milhão de pessoas já se inscreveram desde a abertura do processo, em 2 de julho.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Concurso Nacional Unificado (CNU 2)
O CNU 2 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do governo federal. São 3.144 oportunidades para quem tem nível superior e 508 para nível intermediário. As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos diferentes, que agrupam cargos similares.
Inscrição
O candidato pode se inscrever em apenas um bloco, mas tem a possibilidade de concorrer a mais de um cargo dentro dele, escolhendo a ordem de preferência. O processo de inscrição inclui a seleção do bloco temático, a definição dos cargos e da cidade onde o candidato pretende fazer a prova.
Também é necessário preencher um questionário socioeconômico e indicar se pretende concorrer por alguma das cotas disponíveis – para pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas.
O Cartão de Confirmação de Inscrição, com informações sobre local e horário da prova, será disponibilizado posteriormente no site da banca organizadora.
O governo federal alerta para possíveis tentativas de golpe. O candidato não deve compartilhar dados pessoais fora da plataforma oficial e deve desconfiar de links suspeitos, boletos enviados por e-mail ou ofertas de aprovação garantida.
Leia Mais
Ações afirmativas
Pela primeira vez, o concurso vai aplicar um mecanismo de paridade de gênero para garantir que pelo menos 50% das mulheres que prestarem a prova passem para a segunda fase.
Além disso, 30% das vagas são reservadas para cotas: 25% para pessoas pretas ou pardas, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Há ainda 5% de vagas destinadas a pessoas com deficiência.
Cronograma
As provas objetivas estão marcadas para o dia 5 de outubro. Já a prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro. O resultado preliminar da objetiva sai em 12 de novembro.