PND 2025: o novo “concurso” para professores da rede pública
Inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente começam nesta segunda-feira (14) e prometem unificar o processo de seleção de professores em todo o país
-
Professores da rede pública terão, a partir desta segunda-feira (14), a oportunidade de se inscrever na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), exame que pretende transformar a forma como os profissionais da educação básica são selecionados no Brasil. A avaliação, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro e poderá ser usada por estados e municípios como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos para a rede pública de ensino. O prazo para se inscrever termina no dia 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com uma proposta inovadora, a PND funciona de forma semelhante a um concurso nacional unificado, por isso tem sido chamada informalmente de “CNU dos Professores”. O exame não substitui os concursos tradicionais, mas surge como uma alternativa para padronizar critérios e facilitar a contratação de docentes qualificados em diferentes regiões.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de 80% dos estados brasileiros já aderiram à iniciativa, incluindo 22 unidades da Federação e mais de 1,5 mil municípios, entre eles 18 capitais. “Vai ser um passo importante para reconhecer e melhorar a qualidade dos profissionais nas redes da educação básica brasileira”, afirmou.
Quem pode participar?
A prova está aberta a todos os interessados em lecionar na rede pública, especialmente estudantes em fase final de cursos de licenciatura inscritos no Enade 2025, que estarão automaticamente aptos a fazer a avaliação, sem necessidade de nova inscrição ou pagamento de taxa.
De acordo com o edital, para os demais candidatos, a taxa de inscrição é de R$ 85, com prazo de pagamento até 31 de julho. Terão direito à isenção os inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e os concluintes de licenciaturas que participam do Enade.
Durante o ato da inscrição, o participante deve escolher a área específica de avaliação, entre elas:
Artes Visuais
Biologia
Ciências Sociais
Computação
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras (diversas habilitações)
Matemática
Música
Pedagogia
Química
Leia Mais
Estrutura da prova
Com duração de 5h30, a PND será composta por duas partes: uma de formação geral docente, comum a todas as áreas, e outra de componente específico, com foco na área de conhecimento escolhida.
Na formação geral, o participante responderá a:
-
30 questões de múltipla escolha baseadas em situações-problema e conteúdos pedagógicos transversais;
-
1 questão discursiva que avaliará clareza, coerência, vocabulário e domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Já o componente específico contará com:
-
50 questões de múltipla escolha que também envolvem situações-problema e estudos de caso voltados à área selecionada.
A estrutura da prova é semelhante à matriz teórica do Enade, permitindo que os resultados também contribuam para o aprimoramento da formação docente no país.
Um exame, várias oportunidades
Além de padronizar os critérios de seleção e facilitar o acesso a vagas em diferentes regiões, a PND também permitirá que um professor possa, com o mesmo desempenho, concorrer a oportunidades em locais distintos do Brasil, como uma cidade no Nordeste ou no Sul, por exemplo.

A expectativa do Ministério da Educação é de que a prova estimule a valorização e a qualificação dos profissionais da educação básica, integrando estratégias do programa Mais Professores para o Brasil, voltado à formação e contratação de docentes com excelência.
Calendário do PND 2025
-
Inscrições: 14 a 25 de julho
-
Pagamento da taxa: até 31 de julho
-
Solicitações de nome social e atendimento especializado: 14 a 25 de julho
-
Prova: 26 de outubro
-
Resultado final: 10 de dezembro
Demais etapas e recursos previstos no cronograma podem ser consultados diretamente no site do Inep.