Minas tem quase 2 mil inscrições para o serviço militar feminino; prazo termina hoje (30)
Minas Gerais está entre os estados com mais candidatas ao serviço militar feminino, com 1.896 mulheres inscritas
Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para o alistamento voluntário de mulheres interessadas em ingressar no serviço militar feminino em 2026. Até as 11h da manhã de hoje, o Ministério da Defesa já havia registrado 33.325 inscrições para 1.465 vagas. Em Minas Gerais, 1.896 mulheres já se alistaram, o oitavo maior número entre os estados brasileiros.

O alistamento feminino é voluntário, mas uma vez incorporadas, as candidatas passam a cumprir o serviço militar de forma obrigatória, assim como os homens. As oportunidades estão divididas entre as três Forças Armadas: Marinha (155 vagas), Exército (1.010) e Aeronáutica (300).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Minas entre os estados com maior procura
O estado com maior número de candidatas até o momento é o Rio de Janeiro, com 8.032 inscrições, seguido por São Paulo (3.097) e Amazonas (2.313). Minas aparece em 8º lugar, com quase duas mil voluntárias, e três cidades mineiras estão entre os 28 municípios selecionados para receber as mulheres: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lagoa Santa.
Processo seletivo e etapas
Após o alistamento, as candidatas ainda passam por outras fases: seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, incorporação ou matrícula. As mulheres aprovadas iniciarão o serviço militar em unidades das Forças Armadas a partir do 1º ou 2º semestre de 2026.
O processo é voltado para jovens que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e que residem em municípios onde há unidades militares femininas habilitadas.
Leia Mais
Onde e como se alistar para o serviço militar feminino
O alistamento pode ser feito até as 23h59 de hoje, de forma online pelo site oficial das Forças Armadas ou presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar. O Exército alerta para que o acesso seja feito somente por canais oficiais, a fim de evitar fraudes.
A participação feminina nas Forças Armadas tem aumentado nos últimos anos, e a expectativa para 2026 é de um processo ainda mais competitivo, com número de inscritas já muito acima do número de vagas disponíveis.