Minas Gerais acumula quase 153 mil novos empregos em 2025, segundo Caged

Os novos empregos foram puxados pelo setor de serviços em agosto, quando o Estado 1.214 novos postos de trabalho

, em Uberlândia

Entre janeiro e agosto deste ano, 152.968 empregos com carteira assinada foram criados em Minas Gerais. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (29/9).

Apenas em agosto, o Estado registrou 1.214 novos postos de trabalho. O saldo positivo vem da diferença de 233.144 admissões contra 231.930 desligamentos. Esse foi o oitavo mês de 2025 com mais contratações que demissões em Minas e com isso mantém a segunda colocação como maior empregador do país no ano.

Vagas de empregos
Minas é o segundo Estado em geração de emprego em 2025 – crédito: Agência Brasil

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, apontou os programas de qualificação profissional como parte do resultado positivo. “Criamos uma rede robusta de capacitação que conecta as demandas do mercado com o perfil dos trabalhadores mineiros”, disse

×

Leia Mais

Serviços

O setor de Serviços liderou a criação de vagas com 7.455 postos, seguido por Comércio (3.335) e Indústria (1.264). Já os setores de Agropecuária e Construção apresentaram fechamento de vagas, com 9.972 e 844 demissões, respectivamente.

O governo diz que a diversificação da economia mineira é um fator determinante para a estabilidade na criação de empregos. “Esse cenário foi impulsionado pelo setor de serviços e os fatores que contribuem para isso são a ampla diversidade das atividades ligadas ao setor, como serviços administrativos, educação, saúde, transporte e logística, que acabam tendo um peso maior na geração de empregos”, afirmou a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, Amanda Carvalho.