Governo alerta para golpe envolvendo inscrições do CNU 2025
Ministério da Gestão reforça que edital ainda não foi publicado e orienta candidatos a conferir informações nos canais oficiais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um alerta sobre golpes que envolvem falsas inscrições para a edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado (CNU). A pasta reforçou que o certame está confirmado para este ano, mas que ainda não há uma data definida para a publicação do edital.

De acordo com o governo, criminosos criaram um site falso que imita a página oficial do concurso para enganar candidatos. O golpe consiste em induzir as pessoas a preencherem um formulário com dados pessoais, sob o pretexto de inscrição antecipada.
Inscrições ainda não começaram
A orientação do ministério é que os interessados acompanhem exclusivamente os canais oficiais para obter informações confiáveis sobre o CNU. “Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre a abertura das inscrições”, destacou o MGI em publicação nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
O governo reforçou ainda que qualquer novidade sobre o concurso será divulgada por meio de seu perfil institucional no Instagram e pediu que candidatos verifiquem a veracidade das informações antes de realizarem qualquer ação. “Siga as nossas redes sociais oficiais, todas as novidades e informações são divulgadas primeiro por aqui”.
Concurso Nacional Unificado terá nova edição
A primeira edição do CNU ocorreu em agosto de 2024 e registrou mais de 2,1 milhões de inscrições para 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Segundo o governo, esse foi o maior concurso já realizado no país.
Os resultados finais da primeira edição foram homologados na última sexta-feira (7), e os candidatos aprovados em carreiras que exigem curso de formação já começaram a ser convocados para a etapa final do processo seletivo.
Leia Mais
A nova edição do concurso está confirmada para 2025, mas ainda sem detalhes sobre datas ou número de vagas. A previsão inicial do governo é que o edital seja divulgado no primeiro trimestre deste ano e que as provas sejam aplicadas em agosto. O número de vagas ainda será definido com base nas necessidades dos órgãos federais.
A recomendação do MGI é que os interessados aguardem a publicação oficial do edital e se informem apenas por meio dos canais do governo para evitar cair em fraudes.