Geração de empregos em alta em Uberaba! Milhares de vagas e sonhos realizados no coração do Triângulo
Parcerias estratégicas, qualificação profissional e a chancela da UNESCO no Geoparque impulsionam o desenvolvimento e abrem novas oportunidades
Em um cenário de franca expansão, Uberaba se destaca como um polo de geração de empregos em Minas Gerais. Nos três primeiros meses de 2025, mais de oito mil empresas foram abertas no estado, com a indústria e a construção civil liderando a criação de novas vagas.
E no coração do Triângulo Mineiro, Uberaba surge como um motor dessa transformação, oferecendo um horizonte promissor para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho.
A história de Lorrayne Cristina Andrade ilustra bem esse momento positivo. Recém-chegada a Uberaba em busca de um futuro, a jovem encontrou no Sistema Nacional de Emprego (Sine) a porta de entrada para o mercado de trabalho. Em menos de uma semana, Lorrayne viu sua candidatura se concretizar em uma contratação como auxiliar de produção em uma empresa de cosméticos, graças à parceria entre o Sine e a iniciativa privada.

“Recebi a informação da vaga pelo WhatsApp e fui até o Sine participar do processo seletivo. No primeiro dia fiz a entrevista, no seguinte já me mandaram mensagem para o exame. Hoje,s já pediram os documentos e estou esperando para começar”, comemora Lorrayne, que valorizou a proximidade do trabalho com sua casa e a possibilidade de crescimento profissional.
“Estava tentando outras áreas, mas não conseguia me desenvolver. Agora, vou trabalhar de madrugada, perto de casa, e consigo estudar de manhã. Já estou me preparando”, planeja a nova colaboradora do Grupo Skala.
Sine como ponte para o emprego
Os números do Sine em Uberaba reforçam o bom momento. Em apenas quatro meses de 2025, quase 1.500 vagas foram ofertadas, com mais de 4.000 pessoas encaminhadas para processos seletivos e pelo menos 450 contratações efetivadas.

Rodrigo Souza Batista, superintendente de Micro e Pequenas Empresas, destaca o papel crucial das micro e pequenas empresas na dinâmica do mercado local. “Temos atendido em média 150 pessoas por dia. E a maior parte das vagas vem de micro e pequenas empresas, que movimentam fortemente o mercado local. A rotatividade é maior, então surgem novas vagas o tempo todo”, explica.
Para ampliar o acesso às oportunidades, o Sine inovou ao levar seus serviços diretamente aos bairros por meio do programa “Aqui Tem Emprego” e de um mega feirão no bairro Boa Vista. As iniciativas, que já somam mais de 1.200 vagas ofertadas, têm como objetivo facilitar o encontro entre candidatos e empregadores.
“A ideia é simples: levar o emprego para perto da casa das pessoas. Às vezes a pessoa não tem nem o dinheiro da passagem, mas tem talento. A gente quer facilitar esse encontro entre vaga e candidato”, ressalta Rodrigo.
Do desemprego a um propósito: histórias de transformação
O último mutirão do Sine proporcionou mais do que uma vaga para Matheus Carvalho. O filmmaker desempregado viu na feira a chance de se reconectar com sua paixão. “Antes, eu batia de porta em porta, mandava currículo, mas não tinha retorno. No feirão, conversei com o pessoal na hora, fiz entrevista ali mesmo, e em poucos dias, fui contratado”, celebra Matheus, que reencontrou seu caminho no mercado de trabalho através da criatividade.

As empresas também colheram frutos nos eventos promovidos pelo Sine. Rosane Alves, analista de RH da Uniube, relata a agilidade na identificação de talentos. “Nós atendemos em torno de 60 pessoas no momento em que estivemos lá, e encaminhamos diversas para vagas em outras unidades da universidade. Inclusive estão em processo algumas contratações”, afirma.
Qualificação como chave para o crescimento
Consciente do desafio da qualificação da mão de obra, o Sine de Uberaba lançará oficinas preparatórias para candidatos a partir da primeira semana de maio. A iniciativa oferecerá desde orientações para a elaboração de currículos até dicas de como se portar em entrevistas.
“Muita gente perde vaga por causa de pequenos detalhes. A gente quer corrigir isso com orientação gratuita. Currículo bem feito, postura correta, isso conta muito”, enfatiza Rodrigo.
A busca por qualificação também ganhou impulso com a criação de um programa da prefeitura, em parceria com empresas e instituições de ensino, que conecta cursos profissionalizantes a vagas reais no mercado.
Leia Mais
“Nós já temos uma série de cursos com grandes parceiros, por exemplo, com o Sebrae, para formar mão de obra, para formar nós os empreendedores aqui na cidade também, para que as pessoas possam ter o próprio negócio também, que é um caminho para que elas gerem fonte de renda para sua família. Então, nós temos uma dezena de cursos. No segundo semestre, nós vamos consolidar isso tudo num programa governamental, porque nós temos muitas entidades oferecendo cursos, sejam elas do sistema S, por exemplo, ou mesmo privadas, puramente dito, oferecendo cursos técnicos, curta duração, só que essas pessoas não estão saindo diretamente para o mercado de trabalho. Então, o poder público e a prefeitura municipal, sob a gestão da prefeita Elisa Araújo, nós vamos fazer essa conexão, de fato”, explica Celso Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
Uberaba atrai investimentos e olhares do mundo
Os resultados dessa sinergia entre poder público, iniciativa privada e trabalhadores são evidentes. Uberaba já recebeu 47 pedidos de novas empresas somente este ano. Entre os investimentos de destaque estão R$ 150 milhões em uma nova unidade do Grupo Skala e mais de R$ 10 milhões de outra empresa especializada em melhoramento genético bovino.

“Temos vagas abertas o ano todo, inclusive para quem está buscando o primeiro emprego. E vamos precisar de ainda mais gente com a nova fábrica. Uberaba tem tudo que a gente precisa para continuar crescendo aqui”, afirma Luís Delfim, presidente do Grupo Skala.
O turismo também se consolida como um importante vetor de desenvolvimento, impulsionado pelo reconhecimento da UNESCO ao Geoparque Uberaba. “Com a chancela da UNESCO, a gente tem uma nova perspectiva colocada em Uberaba. Muitos visitantes chegando cada vez em maior volume e grandes oportunidades para se empreender no ramo de turismo, aquecendo a economia local o ano inteiro, porque a gente sabe que o turismo é emprego o ano inteiro”, celebra a prefeita Elisa Araújo.

A cidade investe em infraestrutura, logística e desburocratização para atrair e facilitar a abertura de novos negócios. “O tempo médio de abertura de empresa tem sido facilitado. Nós estamos utilizando tecnologia de alta condição para melhorar cada vez mais essa abertura de empresa, juntamente com a Sala Mineira do Empreendedor. E nós estamos numa linha de ação de diminuir a burocracia, diminuir a necessidade de alvará, diminuir a necessidade de papelada para que o investidor possa investir com segurança”, garante Celso Neto.
No centro desse movimento, o trabalhador uberabense, com sua garra e perseverança, é o protagonista da transformação. Uberaba segue em um ciclo virtuoso de crescimento, apostando na capacitação, na inclusão e na geração de renda para construir um futuro ainda mais promissor para seus cidadãos. “Eu quero seguir lá e crescer dentro da empresa. E com o horário que consegui, ainda dá para estudar. Quem sabe, no futuro, eu agrego mais à empresa e sigo me desenvolvendo”, finaliza Lorrayne, personificando a esperança e as oportunidades que florescem em Uberaba.