Concurso Nacional Unificado: Saiba onde fazer a prova neste domingo (5)

Mais de 3 mil candidatos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vão participar das provas em 19 locais, distribuídos nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araxá, Ituiutaba e Paracatu

, em Uberlândia

-

Os candidatos de Minas Gerais já podem consultar os endereços onde farão a prova do Concurso Nacional Unificado  2025, que serão aplicadas neste domingo (5). Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU terá aplicação em 26 cidades do estado, incluindo Belo Horizonte, Uberlândia, Araxá e Uberaba. Mais de 3 mil candidatos do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba vão participar das provas em 19 locais de prova:  Araxá (1), Ituiutaba (1), Paracatu (4), Patos de Minas (4), Uberaba (4) e Uberlândia (5). 

Foto de divulgação do Concurso Nacional Unificado 2025
Em 2025 acontece a segunda edição do Concurso Nacional Unificado – Crédito: Ministério da Gestão e Inovação

Mais de 3 mil candidatos do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba que vão participar das provas. Os portões abrirão às 11h30 e fecharão às 12h30, no horário de Brasília, e as provas objetivas terão início às 13h, com duração de cinco horas para os cargos de nível superior e três horas e meia para o nível intermediário. Apenas os aprovados nesta etapa seguem para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.

Como consultar o local de prova

Os candidatos podem acessar o cartão de confirmação de inscrição inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br para verificar informações pessoais, número de inscrição, horários e local do exame. A alocação nos locais de prova considerou o CEP informado na inscrição, e o documento ainda traz dados sobre atendimento especializado ou uso do nome social.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como serão as provas

A prova objetiva do Concurso Nacional Unificado 2025 terá questões comuns a todos os candidatos, como língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades, além de perguntas específicas conforme o bloco temático escolhido. Os cargos de nível superior responderão 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 específicos, enquanto os níveis intermediário e técnico terão 68 questões, com 20 de conhecimentos gerais e 48 específicas.

A prova discursiva, exclusiva para os aprovados na primeira fase, ocorrem no dia 7 de dezembro. Candidatos de nível superior farão duas questões discursivas das 13h às 16h, e os intermediários elaboraram uma redação dissertativa-argumentativa das 13h às 15h.

Cargos e blocos temáticos

As vagas do Concurso Nacional Unificado 2025 somam 3.652, distribuídas em nove blocos temáticos: Seguridade Social; Cultura e Educação; Ciências, Dados e Tecnologia; Engenharias e Arquitetura; Administração; Desenvolvimento Socioeconômico; Justiça e Defesa; Intermediário – Saúde; Intermediário – Regulação. Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.

Cronograma oficial

Prova objetiva: 5/10/2025, das 13h às 18h
Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Divulgação da primeira lista de classificação: 30/1/2026