Concurso do INSS: governo desmente boatos sobre novo concurso com 7.200 vagas
Edital que prevê um novo certame do concurso do INSS em 2025 ainda não foi publicado; certame ainda segue em fase de planejamento
Recentemente, informações falsas circularam nas redes sociais afirmando que as inscrições para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão abertas, com supostas 7.200 vagas disponíveis para cadastro.
No entanto, o edital para o certame ainda não chego nem a ser publicado, levando a própria instituição a se manifestar nas redes sociais sobre a veracidade das informações sobre o novo concurso.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O próximo concurso, previsto para julho de 2025, oferecerá 1.000 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, exclusivo para candidatos de nível superior, e ainda está em fase de planejamento.
O boato, que ganhou força em plataformas de mensagem e nas redes sociais tem preocupado concurseiros e levantado alertas sobre possíveis golpes para capturar dados pessoais.
Leia Mais
Concurso do INSS 2025
Anunciado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em janeiro deste ano, o concurso INSS 2025 visa suprir parte da carência de pessoal, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Serão 1.000 vagas para Analista, com salários iniciais de até R$ 11.958,67, incluindo benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
O cargo exige diploma de nível superior reconhecido pelo MEC, e as especialidades — como Direito, Serviço Social e Tecnologia da Informação — serão detalhadas no edital.

Outras atualizações
Enquanto o concurso de Analista segue em preparação, o INSS convocou 300 excedentes do concurso de 2022 para Técnico do Seguro Social em dezembro de 2024, com validade até maio deste ano.
Já o concurso para Perito Médico Federal, com 500 vagas (250 imediatas e 250 em cadastro reserva), teve provas aplicadas em fevereiro e resultados divulgados em 20 de março. Não há previsão de novo edital para nível médio em 2025.
O INSS reforça que informações oficiais serão divulgadas apenas em canais do governo, como o Diário Oficial da União e o site institucional. Fique atento e evite cair em golpes!