Como estudar para concurso público e alcançar o cargo público dos sonhos
Paranaíba Mais traz dicas práticas para transformar a rotina de estudos e aumentar as chances de sucesso no certame
-
Buscar a tão sonhada estabilidade de uma carreira pública é o objetivo de muita gente. Para quem vai começar os estudos do zero, saber como estudar para concurso público é muito importante para focar nas disciplinas que realmente importam.
Após escolher o certame, o primeiro passo é ler o edital e entender as principais regras, bem como os prazos para inscrição e da realização de provas.

É no edital que constam todas as informações sobre os requisitos e os conteúdos que serão cobrados nas provas.
Com essas informações, o concurseiro terá condições de direcionar o foco e o tempo para os temas mais relevantes.
8 passos de como estudar para concurso público
Para que a rotina de estudos não seja tão desgastante, algumas técnicas podem ser utilizadas para ajudar na hora de definir como estudar para concurso público.
Escolheu o concurso e o cargo público que quer se candidatar? Então é hora de começar os trabalhos! Aprenda a planejar seu cronograma de estudos com o passo a passo a seguir.
1) Faça um planejamento semanal
Faça um cronograma de estudos que dê para conciliar com a sua rotina semanal. Muitas vezes esse cronograma precisará ser revisto para poder suprir imprevistos. Basta recomeçar e readaptar o plano de estudos.
O especialista em concursos públicos e neurociência Mateus Andrade, mais conhecido por seu canal “O Brabo dos Concursos”, orienta ao concurseiro usar técnicas de organização como o método Pomodoro.
Ela consiste em dividir os estudos em um período de 25 minutos com intervalos curtos. Isso ajuda a manter o estudante concentrado.
2) Crie uma rotina diária
Um bom planejamento é importante para começar a definir como estudar para concurso público. A partir do plano, o candidato deve incluir metas diárias, distribuindo o tempo de estudo conforme as principais dificuldades e o peso de cada matéria para o certame a ser disputado.
A dica é criar um calendário definindo horários fixos e os intervalos curtos para os períodos de estudo. Inclua também os períodos de descanso para as refeições e alguma atividade de lazer para se distrair.
📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
3) Crie um ambiente confortável
O ambiente de estudo impacta muito no rendimento. Seja no quarto, na sala ou em um escritório, prepare um local de estudo organizado e que seja silencioso, livre de distrações.
Se for necessário, utilize protetores auriculares para reduzir os ruídos e se concentrar melhor nos estudos. Conte com um material de papelaria organizado com pastas e canetas para poder destacar e posteriormente revisar conteúdos.
A cadeira precisa ser ergonômica e confortável para evitar problemas de saúde após o período de estudo.

4) Escolha o material de estudo adequado
Após planejar como estudar para concurso público, faça a escolha do material de estudo que você vai utilizar. Geralmente, os editais indicam a bibliografia que melhor direciona as matérias que cairão na prova.
Mas é importante complementar o aprendizado com livros, apostilas e até mesmo cursos online que sejam bem recomendados.
Videoaulas podem ser um bom apoio aos estudos, mas o material física deve ser priorizado, pois facilita melhor a revisão. É muito importante que esse material esteja atualizado e seja de boa qualidade.
VEJA MAIS! Destaque-se no mercado de trabalho com um currículo diferenciado
Leia Mais
5) Faça revisão constantemente
Por falar em revisão, essa etapa é muito importante. Revisar o que já foi estudado pode ajudar a fixar melhor o conteúdo.
Recorra a resumos, mapas mentais e fichas de estudo para repassar as principais matérias do concurso.
6) Intensifique os estudos
Um dos grandes segredos em como estudar para concurso público é a dedicação que o candidato tem com o material de estudo e as revisões.
Com horários definidos e metas claras de aprendizagem, é possível ser eficiente, sem que a rotina fique muito exaustiva.
Andrade apresenta cinco técnicas do chamado “estudo ativo” para intensificar o processo:
- Técnica Feynman: simplificar um conteúdo complexo e explicá-lo como se fosse para uma criança.
- Mapas mentais: resumo visual de um conceito ou ideia.
- Revisão farol: sistema de cores para organizar as revisões com base na dificuldade do conteúdo.
- Estudar por questões: utilizar questões avaliando as alternativas e processando a informação.
- Testes aleatórios: alternar as matérias e tipos de questões de diferentes conteúdos, bem como níveis de dificuldade, para desafiar o cérebro.
7) Faça simulados
Outro método que pode ajudar muito, principalmente, quem está começando a rotina de estudos do zero é resolver exercícios de provas anteriores de concursos públicos, além de simulados.
Essa prática ajuda o candidato a se familiarizar com o formato das questões e identificar alguns padrões recorrentes de concurso público.
8) Cuide para estar sempre motivado
Para saber como estudar para concurso público, as técnicas são muito importantes. Mas um ponto fundamental é não deixar de lado o bem-estar e a saúde emocional.
As pausas regulares durante os estudos para descanso e para uma alimentação balanceada são essenciais.
Além disso, é muito importante que o concurseiro consiga conciliar os estudos com a prática de atividade física. Faça uma caminhada ou ao menos procure formas de relaxamento, como meditação, para conseguir reduzir o estresse.
Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a prática regular de exercícios melhora significativamente a atenção e a memória dos estudantes.
Ou seja: concurseiro motivado e emocionalmente saudável tende a ter maior concentração na hora de estudar.