CNU 2025: 2ª edição do “Enem dos Concursos” terá mais de 3,3 mil vagas com atuação em diversos órgãos federais
Certame federal vai unir em uma única prova diversos concursos autorizados para seleção e atuação de novos servidores em todo o Brasil
-
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou oficialmente, nesta segunda-feira (28), a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido como o “Enem dos Concursos”.
O certame oferecerá 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos públicos federais, superando os 21 órgãos participantes da primeira edição, realizada em 2024. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,.
A nova edição do CNU, terá vagas de níveis médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 21 mil, dependendo do cargo.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Diferentemente da primeira edição, que ofertou 6.640 vagas, o CNU 2025 apresenta um número menor de oportunidades, mas com maior abrangência de órgãos.
Entre os agências e instituições participantes confirmados estão a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Saúde, que avalia a adesão para preencher 319 vagas efetivas.
Uma das novidades é a inclusão de duas carreiras transversais recém-criadas: Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
Essas carreiras, exclusivas de nível superior, permitirão atuação em diferentes órgãos do Executivo Federal, como o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa, com salários iniciais a partir de R$9 mil.
Leia Mais
Cronograma
O CNU 2025 será composto por duas fases: uma prova objetiva, prevista para ocorrer entre setembro e outubro de 2025, e uma etapa discursiva, que pode incluir redação ou questões dissertativas, além da avaliação de títulos para alguns cargos.
O edital, com inscrições previstas para junho, será único para todos os blocos temáticos, uma mudança em relação à edição anterior, que teve editais separados.
Os blocos temáticos agruparão cargos por áreas de atuação, permitindo que os candidatos concorram a várias oportunidades dentro do mesmo bloco com uma única inscrição.
O Termo de Referência para a escolha da banca organizadora foi publicado ainda em abril, e instituições como FGV, IDECAN, IADES e Instituto AOCP manifestaram interesse em organizar o concurso.
Como da última vez, a aplicação das provas ocorrerá em 228 locais, em todo o Brasil.
Confira abaixo as datas previstas para o CPNU 2:
- Edital e inscrições: Julho/25
- Prova objetiva: 05/10/25
- Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 07/12/25
- Divulgação dos resultados: fevereiro/26