Veja quem tem direito aos recursos de acessibilidade no Enem; solicitação termina sexta (6)

Provas adaptadas, salas acessíveis, uso de recursos assistivos e nome social estão entre os recursos de acessibilidade no Enem garantidos pela política de inclusão educacional

, em Uberlândia

-

Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para solicitar recursos de acessibilidade no Enem 2025, destinados a participantes que precisam de adaptações para realizar as provas. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, antes do encerramento das inscrições.

Essa medida faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e visa garantir igualdade de condições a todos os candidatos que concorrem a vagas e bolsas no ensino superior.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com opções que vão de provas em braile a leitores de tela e salas adaptadas, os recursos de acessibilidade no Enem reforçam o compromisso com uma prova acessível
Com opções que vão de provas em braile a leitores de tela e salas adaptadas, os recursos de acessibilidade no Enem reforçam o compromisso com uma prova acessível – Crédito: Educa SC/ Reprodução

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os recursos para realização das provas abrangem provas em braile; sala individual; mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da prova e dos recursos assistivos; auxílio para leitura e transcrição; tempo adicional; leitor de tela; prova ampliada; prova super ampliada; guia-intérprete e sala de fácil acesso. 

Durante as provas, também é permitido utilizar material próprio, o que inclui máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado.

Itens como bolsa de colostomia, dispositivos capacitantes, medidor de glicose e bomba de insulina também são previstos no edital do Enem. As regras do exame determinam que os recursos sejam vistoriados pelo chefe de sala. 

Os estudantes que estão em classe hospitalar podem fazer as provas no próprio hospital, acompanhados por um representante do Ministério da Educação (MEC). Este tipo de atendimento é voltado somente para quem está internado para tratamento.

As condições que dão direito ao atendimento especializado no Enem são as seguintes: 

  1. Baixa visão 
  2. Cegueira 
  3. Visão monocular 
  4. Deficiência física 
  5. Deficiência auditiva 
  6. Surdez 
  7. Deficiência intelectual 
  8. Surdocegueira 
  9. Dislexia 
  10. Déficit de atenção 
  11. Transtorno do Espectro Autista 
  12. Discalculia 
  13. Diabetes 
  14. Gestante 
  15. Lactante 
  16. Idoso 
  17. Estudante em classe hospitalar ou outra condição específica

Outro direito previsto no atendimento especializado é o uso do nome social, no qual travestis e transexuais podem escolher o nome pelo qual querem ser chamadas/chamados durante as provas do Enem. Também possibilita a utilização do banheiro conforme o gênero de identificação.

VEJA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2025 

×

Leia Mais

Como solicitar os recursos de acessibilidade no Enem?

Para garantir o atendimento especializado no Enem 2025, é necessário enviar, pela Página do Participante, a documentação que comprove a condição que justifica a solicitação.

Participantes que já tiveram o pedido aprovado entre as edições de 2021 e 2024 não precisam anexar novos documentos, desde que a solicitação seja a mesma neste ano — com exceção dos casos de atendimento em classe hospitalar ou para lactantes, que exigem nova comprovação.

VEJA TAMBÉM: Enem 2025 volta a oferecer certificação para quem não concluiu o ensino médio

Já em relação ao nome social, desde 2024 não é mais necessário fazer a solicitação no sistema de inscrição. Basta que os dados estejam atualizados na base da Receita Federal.

Por isso, antes de realizar a inscrição, é importante conferir se as informações pessoais estão corretas junto à Receita. Caso haja necessidade de correção ou inclusão, o ajuste deve ser feito diretamente com o órgão.