Universidade Federal de Uberlândia: cursos, vestibular e impacto na cidade

Com população universitária de mais de 31 mil pessoas, a Universidade Federal de Uberlândia é referencial para o Triângulo Mineiro e região; conheça mais sobre sua história

, em Uberlândia

Nascida em 1969, durante a Ditadura Militar, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o principal centro de referência em ciência e tecnologia das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Saiba mais sobre a história da universidade e seus meios de ingresso.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Faixada do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dia dos professores
Campus Santa Mônica da UFU é um dos maiores da cidade – Crédito: Reprodução/UFU – Milton Santos

História e importância da UFU

A instituição, que até então era conhecida como Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar em 14 de agosto de 1969. Na época, a UFU integrava seis escolas de ensino superior existentes na cidade: Música; Direito; Filosofia, Ciências e Letras; Engenharia; Ciências Econômicas; e Medicina.

Após quase 10 anos, foi federalizada em 24 de maio de 1978, abrindo uma oportunidade de acesso à universidade no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Hoje, a universidade conta com sete campi e está presente em quatro cidades. Em Uberlândia, há o Campus Santa Mônica, Umuarama, Educa e Glória, quatro no total. Há também um campus em Ituiutaba, um em Monte Carmelo e um em Patos de Minas.

×

Leia Mais

Segundo dados publicados pelo Comunica UFU, portal de notícias da instituição, em 2023, a universidade emprega quase 6 mil pessoas, distribuídas em diversas funções.

No total, distribuídos nos sete campi, a UFU abriga uma população acadêmica de 31.702 pessoas, sendo 25.828 estudantes e 5.874 profissionais.

A naturalidade dos estudantes de graduação da UFU são de 66,01% de Minas Gerais, 18,69% de São Paulo e 6,51% de Goiás. Alunos de outros estados também estão presentes no corpo universitário da Universidade Federal de Uberlândia, mas em número menos expressivo.

Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica
Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica – Créditos: Marco Cavalcanti/UFU

Principais cursos e áreas de destaque

A UFU conta com 133 opções de cursos de graduação e 78 de pós-graduação. Os cursos de graduação são divididos em bacharel e licenciatura. A instituição não oferece cursos tecnológicos.

Confira alguns dos principais cursos da UFU, que apresentam alta concorrência e notas altas em avaliações do Ministério da Educação (MEC):

  • Medicina
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia Aeronáutica
  • Biomedicina
  • História (Licenciatura e Bacharelado)
  • Psicologia
  • Jornalismo
  • Agronomia
  • Pedagogia
  • Filosofia

De 2024 até o momento, a UFU teve 521 formandos presenciais e 51 formandos EaD.

VEJA MAIS! Dia dos Professores: 4,8 mil professores formados na UFU nos últimos 10 anos

Vestibular e formas de ingresso

O ingresso na graduação da UFU por meio do sistema Enem-SiSU e por meio de processo seletivo próprio, o vestibular. As inscrições para o vestibular da UFU deste ano já estão encerradas. A classificação geral foi disponibilizada em agosto.

Mais informações sobre o vestibular da UFU ficam disponíveis no Portal de Seleção DIRPS. Todos os anos, informações sobre o processo seletivo da graduação ficam disponíveis no site, como o edital, inscrições e cronograma.

Informações sobre o ingresso através do SiSU também estão disponíveis no Portal de Seleção DIRPS, em outra página.