Universidade Federal de Uberlândia: cursos, vestibular e impacto na cidade
Com população universitária de mais de 31 mil pessoas, a Universidade Federal de Uberlândia é referencial para o Triângulo Mineiro e região; conheça mais sobre sua história
Nascida em 1969, durante a Ditadura Militar, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o principal centro de referência em ciência e tecnologia das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Saiba mais sobre a história da universidade e seus meios de ingresso.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

História e importância da UFU
A instituição, que até então era conhecida como Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar em 14 de agosto de 1969. Na época, a UFU integrava seis escolas de ensino superior existentes na cidade: Música; Direito; Filosofia, Ciências e Letras; Engenharia; Ciências Econômicas; e Medicina.
Após quase 10 anos, foi federalizada em 24 de maio de 1978, abrindo uma oportunidade de acesso à universidade no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e contribuindo para o desenvolvimento regional.
Hoje, a universidade conta com sete campi e está presente em quatro cidades. Em Uberlândia, há o Campus Santa Mônica, Umuarama, Educa e Glória, quatro no total. Há também um campus em Ituiutaba, um em Monte Carmelo e um em Patos de Minas.
Leia Mais
Segundo dados publicados pelo Comunica UFU, portal de notícias da instituição, em 2023, a universidade emprega quase 6 mil pessoas, distribuídas em diversas funções.
No total, distribuídos nos sete campi, a UFU abriga uma população acadêmica de 31.702 pessoas, sendo 25.828 estudantes e 5.874 profissionais.
A naturalidade dos estudantes de graduação da UFU são de 66,01% de Minas Gerais, 18,69% de São Paulo e 6,51% de Goiás. Alunos de outros estados também estão presentes no corpo universitário da Universidade Federal de Uberlândia, mas em número menos expressivo.
Principais cursos e áreas de destaque
A UFU conta com 133 opções de cursos de graduação e 78 de pós-graduação. Os cursos de graduação são divididos em bacharel e licenciatura. A instituição não oferece cursos tecnológicos.
Confira alguns dos principais cursos da UFU, que apresentam alta concorrência e notas altas em avaliações do Ministério da Educação (MEC):
- Medicina
- Engenharia da Computação
- Engenharia Aeronáutica
- Biomedicina
- História (Licenciatura e Bacharelado)
- Psicologia
- Jornalismo
- Agronomia
- Pedagogia
- Filosofia
De 2024 até o momento, a UFU teve 521 formandos presenciais e 51 formandos EaD.
VEJA MAIS! Dia dos Professores: 4,8 mil professores formados na UFU nos últimos 10 anos
Vestibular e formas de ingresso
O ingresso na graduação da UFU por meio do sistema Enem-SiSU e por meio de processo seletivo próprio, o vestibular. As inscrições para o vestibular da UFU deste ano já estão encerradas. A classificação geral foi disponibilizada em agosto.
Mais informações sobre o vestibular da UFU ficam disponíveis no Portal de Seleção DIRPS. Todos os anos, informações sobre o processo seletivo da graduação ficam disponíveis no site, como o edital, inscrições e cronograma.
Informações sobre o ingresso através do SiSU também estão disponíveis no Portal de Seleção DIRPS, em outra página.