UFU publica nota de retratação após remover cartazes antirracistas em Campus Pontal

Caso ocorreu após ação antirracista realizada por estudantes do curso de Geografia; Reitoria pediu desculpas públicas e disse que medidas estão em andamento

, em Uberlândia

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou uma nota pública de esclarecimento após a retirada de cartazes antirracistas que estavam expostos no Campus Pontal, em Ituiutaba. O material fazia parte da programação do Mês da Consciência Negra e teria sido removido por um servidor público, conforme relataram estudantes do Programa de Educação Tutorial de Geografia (PETGeo). As denúncias apontam que os estudantes chegaram a recolocar os materiais, mas voltaram a ser impedidos  pelo mesmo servidor.

Cartazes antirracistas
Instituição pede desculpas após intervenção de servidor que retirou cartazes antirracistas de mural no Campus Pontal da UFU – Crédito: PETGeo Campus Pontal/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o PETGeo, o material foi instalado no dia 02 de novembro, de forma previamente autorizada, como intervenção simbólica. No outro dia, parte das faixas e cartazes teriam sido retiradas por determinação da Prefeitura do Campus Pontal, sob a justificativa de limpeza do espaço. O grupo também divulgou que houve divergências durante a abordagem, e que servidores teriam interpretado a manifestação como ofensiva.

O PETGeo publicou nota pública classificando a retirada como forma de apagamento simbólico e censura, citando o ato como racismo institucional e falta de acolhimento.

Servidor teria retirado cartazes antirracistas

De acordo com estudantes da PETGeo, um servidor público teria rasgado e retirado o material da intervenção no dia posterior, alegando que se tratava de um evento que já havia ocorrido e, portanto, não deveria permanecer exposto. Em resposta, ainda segundo os alunos, reiniciaram a ação com novas colagens e divulgação do material, quando teriam sido novamente abordados e repreendidos pelo mesmo servidor.

Universidade pede desculpas públicas

Após a repercussão interna e externa, a UFU se manifestou oficialmente. Confira a nota na integra assinada pela Reitoria e publicada nas redes sociais:

“A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) manifesta seu profundo repúdio diante do episódio de racismo ocorrido recentemente no Campus Pontal. A UFU reafirma de forma inequívoca seu compromisso com o respeito, a diversidade e a inclusão, princípios que orientam todas as suas ações institucionais. Nenhum ato discriminatório, em qualquer de suas formas, é compatível com os valores que regem a nossa universidade.

Em nome da Reitoria, pedimos desculpas públicas às pessoas atingidas direta e indiretamente por esse episódio. Reconhecemos a gravidade do ocorrido e nos solidarizamos com toda a comunidade acadêmica, em especial do Campus Pontal.A universidade está adotando as medidas cabíveis para averiguação dos fatos e para o fortalecimento de ações permanentes de enfrentamento ao racismo em todos os seus espaços.

A UFU é e continuará sendo uma instituição plural, democrática e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.”

×

Leia Mais

Racismo no Campus Pontal motivou debate interno

O episódio provocou discussões sobre representatividade, políticas raciais, racismo institucional e limites da atuação administrativa dentro da universidade.

Estudantes relataram que a ação cultural estava formalizada previamente e que o material era removível, colado com fita e em suporte não permanente. A controvérsia gerou reunião com gestores da UFU, mas estudantes afirmam que não houve posicionamento público imediato, o que ocorreu apenas posteriormente com a nota divulgada pela Reitoria.

A universidade reforçou que denúncias e manifestações relacionadas a casos de discriminação podem ser encaminhadas aos canais internos institucionais.