UFU deve ter quatro novos cursos nas áreas de IA, Cibersegurança e Ciência de Dados
Foi aprovada a criação dos cursos de Inteligência Artificial e Cibersegurança nesta segunda-feira (17), além da reformulação de outras duas graduações da UFU
-
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou, nesta segunda-feira (17), a criação e a reformulação de quatro cursos de graduação focados nas áreas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Cibersegurança. Conforme a instituição, a previsão é que os cursos iniciem a oferta de vagas a partir do próximo processo seletivo, com ingresso no semestre 2026/1, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A iniciativa faz parte da adesão da UFU ao programa “Universidades Inovadoras”, lançado em outubro deste ano pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
As propostas foram aprovadas durante sessão extraordinária do Conselho de Graduação (Congrad/UFU), presidida pela vice-reitora Catarina Azeredo. Os novos projetos pedagógicos envolvem a criação de dois cursos e a alteração de outros dois já existentes:
Cursos novos:
-
-
Inteligência Artificial – Faculdade de Computação – Facom
-
Cibersegurança – Faculdade de Engenharia Elétrica – Feelt
-
Cursos alterados:
-
-
Ciência de Dados e Estatística – alterando o curso de Estatística, do Instituto de Matemática e Estatística – IME
-
Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada – alterando o curso de Engenharia da Computação, da Feelt
-
Inovação e ciência
A vice-reitora Catarina Azeredo destacou que a reformulação do ensino superior na UFU visa atender às demandas do programa do MEC. “A ideia foi que as universidades pudessem pensar em cursos que estejam alinhados às áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, prevendo interiorização de vagas, inclusão social e a criação de novas vagas de cursos do ensino superior para essas áreas específicas”, explica.
O Pró-reitor de Graduação, Waldenor Barros Moraes Filho, reforçou a necessidade de abraçar as mudanças trazidas pela inovação. “A gente tem que se abrir para a inovação. Sabemos que toda inovação traz riscos e compromissos. Mas se nós não apostarmos, nós vamos continuar trabalhando como era há 30 anos atrás”, pontua.
Após a aprovação no Congrad, os pareceres ainda serão submetidos à apreciação do Conselho Universitário (Consun/UFU). Se aprovados nesta última instância da universidade, serão apresentados ao Ministério da Educação para a validação final.
A previsão é que os quatro cursos iniciem a oferta de vagas a partir do próximo processo seletivo, com ingresso no semestre 2026/1, realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Leia Mais
UFU é destaque regional e nacional
A Universidade Federal de Uberlândia recentemente foi destaque no Ranking Universitário Folha (RUF). Na classificação geral, a universidade ocupa o 16º lugar, com uma nota geral de 87,45 de 100 pontos. Ela conta, ainda, com sete cursos no Top 10.
A avaliação do RUF, uma das mais respeitadas do país, considera cinco critérios fundamentais para medir a qualidade do ensino superior: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.