UEMG abre vestibular EaD com 350 vagas gratuitas em três cursos

Inscrições para aulas em 2026 começaram nesta segunda (10); metade das vagas é destinada a cotas sociais, regionais e pessoas transgênero

, em Uberlândia

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) divulgou nesta quinta-feira (9) o edital do Vestibular EaD 2026, com 350 vagas gratuitas distribuídas entre três cursos de graduação a distância. O processo seletivo será realizado por avaliação curricular, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio.

As inscrições começaram nesta segunda-feira (10) e vão até 12 de dezembro, com taxa de R$ 80. Estudantes de baixa renda ou oriundos de escolas públicas poderão solicitar isenção entre os dias 10 e 24 de novembro.

Uma moça mechendo no computador e escrevendo em folhas, dando a ideia de estudos
UEMG abre vestibular EaD e inscrições vão até 12 de dezembro – Crédito: Freepix

Os cursos disponíveis são Tecnologia em Gestão Pública Municipal, Tecnologia em Gestão Sustentável do Turismo e Bacharelado em Biblioteconomia; todos ofertados por unidades acadêmicas da UEMG em parceria com polos presenciais distribuídos pelo estado, veja abaixo:

  • O curso de Gestão Pública Municipal oferece 100 vagas, vinculadas à unidade de Leopoldina e distribuídas entre os polos de Conselheiro Lafaiete, Durandé, Ibirité, Jaboticatubas e Três Marias.
  • O mesmo número de vagas é destinado ao curso de Gestão Sustentável do Turismo, com oferta pela unidade de Carangola e polos em Belo Horizonte, Cambuí, Carangola, Rio Pardo de Minas e São João del Rei.
  • Já Biblioteconomia contará com 150 vagas, ofertadas pela unidade de Divinópolis e polos em Divinópolis, Ibirité, Poços de Caldas, Sabará e Salinas.
×

Leia Mais

Metade das oportunidades será destinada a candidatos de programas de inclusão. O Programa de Reserva de Vagas (Procan), previsto na Lei Estadual nº 22.570/2017, contempla 50% das vagas, distribuídas entre seis categorias: negros (24%), quilombolas (3%), indígenas (3%), ciganos (2%), estudantes de escola pública (13%) e pessoas com deficiência (5%).

Há ainda 5% de vagas destinadas à Inclusão Regional, voltada a quem mora e estudou em escolas públicas de Minas Gerais, e uma nova reserva de vagas para pessoas trans, garantida pela Resolução Conun/UEMG nº 681, de 24 de setembro deste ano, que assegura duas vagas por curso em cada unidade.

SAIBA MAIS: Inscrições para o Conservatório Estadual terminam nesta semana em Uberlândia

Mais informações sobre inscrições, cronogramas e documentação exigida estão disponíveis no edital completo, publicado no site oficial da UEMG.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp