Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2025
Prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta sexta (2) às 23h59; medida é válida também para justificativa de ausência no Enem 2024
O Enem 2025 é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Em sua edição de 2025, o processo já começou para os candidatos que desejam participar gratuitamente: o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (2), às 23h59, pela Página do Participante, com login Gov.br.
A mesma data é limite para justificar a ausência na edição de 2024, caso o candidato não tenha comparecido aos dois dias de prova e queira garantir gratuidade neste ano.

Quem tem direito à isenção?
A isenção é concedida a quem se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios: estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; estar em situação de vulnerabilidade econômica, com registro no Cadastro Único (CadÚnico); ou ser participante do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
Mesmo com a isenção aprovada, todos os candidatos devem realizar a inscrição no Enem 2025 no período que ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cronograma da isenção
-
Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
-
Resultado das solicitações: 12 de maio
-
Período para envio de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
Como a nota do Enem pode ser usada?
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e serve como critério para acesso a universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de programas como o Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do exame também pode ser utilizada em instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep.

Inscrição ainda sem data
Mesmo com a isenção aprovada, todos os candidatos precisam realizar a inscrição no Enem 2025. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as datas oficiais para esse processo. As informações serão disponibilizadas futuramente pela autarquia, na Página do Participante.
Como funciona a prova do Enem 2025?
A prova do Enem 2025 será aplicada em dois domingos consecutivos, com conteúdos divididos por áreas de conhecimento. No primeiro dia, os participantes responderão às questões de:
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
-
Redação
Nesse primeiro domingo, serão 45 questões objetivas para cada área de conhecimento, além da produção textual. A redação tem formato dissertativo-argumentativo, com base em uma situação-problema relacionada a temas atuais da sociedade brasileira.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo dia de prova: Matemática e Ciências da Natureza
No segundo domingo, o exame será composto por:
-
Matemática e suas Tecnologias
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
Assim como no primeiro dia, os candidatos terão que responder 45 questões objetivas para cada uma das áreas.