Três cursos da UFU alcançam nota máxima no Enade
Apenas três cursos alcançaram conceito 5 no Enade: Agronomia e Engenharia Florestal do campus Monte Carmelo e Engenharia da Produção do campus Ituiutaba
-
Os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do campus Monte Carmelo e o curso de Engenharia da Produção do campus Ituiutaba da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) alcançaram o conceito 5 (ótimo) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, realizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes de cursos de graduação. Outros 12 obtiveram conceito 4 (bom). No total, 19 cursos foram avaliados e nenhum curso do campus Uberlândia foi avaliado com nota 5. Os resultados foram divulgados neste mês de abril.

As graduações da UFU que alcançaram conceito 4 do Enade foram: Medicina Veterinária, Odontologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental todos do campus Uberlândia, além de Engenharia de Alimentos do Campus Patos de Minas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Já os cursos de Agronomia, Engenharia Química, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo alcançaram nota 3. Que é considerado um conceito regular, satisfatório.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação a conteúdos específicos, desenvolvimento de competências e habilidades em relação à formação profissional. A prova é composta por questões de múltipla escolha e discursivas, divididas em formação geral (comum a todos os cursos) e componente específico (relativo à área do curso).
Realizado em ciclos trienais. Cada ciclo abrange cursos específicos, definidos pelo MEC, para garantir a avaliação contínua da qualidade do ensino superior no Brasil. O exame abrange diferentes áreas do conhecimento a cada ano, sendo obrigatório para concluintes selecionados, com a participação vinculada à emissão do diploma.
Leia Mais
O teste é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) objetivando avaliar a qualidade do ensino superior por meio do desempenho de estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação. Os resultados geram indicadores como o Conceito Enade e o Índice Geral de Cursos (IGC).
A reitoria da UFU foi procurada para falar sobre o assunto por meio da Assessoria de Imprensa, mas não se pronunciaram até o fechamento deste conteúdo.