Tiroteio impede alunos de realizar 2º dia de prova do Enem no Rio de Janeiro
Prova do Enem foi adiada após tiroteio que interditou a avenida Brasil e fechou local de aplicação do exame; candidatos farão o exame no dia 17 dezembro
Os candidatos que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma escola em Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, neste domingo (16), tiveram a aplicação da prova cancelada após um tiroteio interditar a avenida Brasil, próximo ao local. Os inscritos alocados na Escola Ciep 173 Rainha Nzinga Angola farão a prova em outra data.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O Ministério da Educação (MEC) informou que a segunda fase do exame será reaplicada para esses candidatos no dia 17 de dezembro. “Teve um problema de segurança no Rio de Janeiro, mas foi uma questão externa. E a aplicação da prova foi adiada”, afirmou o ministro Camilo Santana em entrevista coletiva.
No entanto, o ministro afirmou que a aplicação do Enem ocorreu sem intercorrências significativas. Nos dois dias de prova, 70% dos 4,81 milhões de inscritos estiveram presentes no exame.
Tiroteio no segundo dia de prova do Enem
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) informou que a troca de tiros começou por volta das 11h, quando policiais do Batalhão de Choque foram acionados para uma tentativa de assalto próximo à comunidade de Acari. Conforme a corporação, dois homens em uma motocicleta tentavam parar o fluxo de veículos para roubar motoristas.
Durante a tentativa de abordagem, os suspeitos atiraram contra os policiais, que reagiram. O tráfego precisou ser bloqueado temporariamente para garantir a segurança de quem passava pela via. Ninguém ficou ferido.
Após o confronto, equipes do Batalhão de Choque, outros agentes de segurança e integrantes da Força Nacional realizaram buscas na região, mas os suspeitos não foram encontrados. Os policiais fazem parte da Operação Percurso Seguro, que reforça o policiamento em vias expressas para prevenir roubos de cargas e veículos.