Solicitação de isenção do Enem 2025 começa nesta segunda (14); veja como pedir

Prazo para solicitar a gratuidade da taxa vai até 25 de abril; datas do exame ainda não foram marcadas pelo MEC

, em Uberlândia

-

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 25 de abril. As datas para a inscrição no exame ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Candidatos devem acessar a Página do Participante com login gov.br para solicitar isenção – Crédito: Kauê Altrão
×

Leia Mais

O pedido deve ser feito pela Página do Participante, com login no portal gov.br.

Quem tem direito a isenção?

  • Alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025;
  • Quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Participantes do programa Pé-de-Meia.

Documentos necessários para solicitar a isenção:

De acordo com o portal gov.br, os seguintes documentos são necessários para a solicitação da isenção da taxa do Enem 2025:

  • Documento de identificação oficial com foto do estudante e de todos os membros do núcleo familiar;
  • Declaração escolar que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública OU histórico escolar do ensino médio, devidamente assinado e carimbado pela instituição. Candidatos bolsistas integrais em escolas privadas devem apresentar declaração da escola que ateste essa condição durante todo o ensino médio;
  • Comprovante de renda referente ao mês atual ou, no máximo, aos três meses anteriores à solicitação. Podem ser aceitos:
    • Comprovante de pagamento (holerite ou contracheque, recibo de pagamento por serviços prestados, envelope de pagamento, declaração do empregador, entre outros);
    • Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para trabalhadores autônomos e informais, contendo nome completo, atividade exercida, local de trabalho, telefone de contato, tempo de atuação na área e renda bruta mensal em reais;
    • Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes pagadoras, referente a aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na ausência desses documentos, apresentar extrato bancário identificado com o valor do crédito do benefício;
    • Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros rendimentos;
    • Recibo do seguro-desemprego e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
    • Termo de rescisão do último contrato de trabalho;
    • Comprovante do valor da pensão alimentícia (na ausência, apresentar extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor);
    • Comprovantes de benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família;
    • Declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado (para despesas com escola ou outras), contendo nome completo, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;
  • Comprovante de residência atualizado (conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias).
  • Beneficiários do CadÚnico: cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, contendo o nome completo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da mãe do participante.

Fique atento ao cronograma

  • Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril;
  • Resultado das solicitações: 12 de maio;
  • Período para recursos: 12 a 16 de maio;
  • Resultado dos recursos: 22 de maio.