Resultado do Enem 2024: estudantes podem consultar notas a partir desta segunda-feira
As notas podem ser usadas para ingresso no ensino superior por meio do Sisu, Prouni ou Fies, ampliando as opções de acesso a universidades públicas e privadas
Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir suas notas a partir desta segunda-feira (13). O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão os resultados das provas a partir das 10h.
Cerca de 9.950 pessoas com mais de 60 anos realizaram o exame em 2024 – Crédito: Marcello Casal jr/ Agência Brasil/ Reprodução
As notas podem ser usadas para ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam nesta sexta-feira (17).
De acordo com o MEC, o Sisu funciona com uma única etapa de seleção, e os candidatos podem se inscrever para até duas opções de curso. O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 26.
Além disso, os participantes do Enem podem utilizar suas notas para obter financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferecerá 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Outra possibilidade é conquistar bolsas de estudo, integrais ou parciais (50%), em instituições privadas de ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para participar do Prouni, o estudante precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação.
Com as notas do Enem, estudantes têm à disposição várias oportunidades de acesso ao ensino superior, seja em instituições públicas, privadas ou com apoio de programas de financiamento e bolsas de estudo.
Como consultar a nota?
Confira o passo a passo para acessar:
Acesse a Página do Participante no site oficial ou pelo aplicativo do Enem.
Faça login com os dados do gov.br (CPF e senha).
Caso tenha esquecido a senha, clique em “Esqueci minha senha” e escolha uma das opções de recuperação: validação facial, e-mail, celular, internet banking ou bancos credenciados.