Reportagem de estudantes da UFU é destaque em questão do Enem 2025

Texto sobre a evolução do rádio ao podcast, produzido por alunos do curso de Jornalismo e publicado no portal de notícias da UFU, foi selecionado para compor a prova do Enem

, em Uberlândia

-

Do laboratório universitário para as páginas da principal avaliação do país. A reportagem de dois estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi selecionada para integrar uma questão da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2025, aplicada neste domingo (9) para cerca de 3,5 milhões de participantes em todo o Brasil.

O texto, intitulado “Do rádio ao podcast”, foi escrito por Alan Alves e Caio Alves, integrantes do projeto Ufocas, voltado à iniciação no jornalismo científico e cultural dentro da instituição. A matéria, publicada originalmente em fevereiro de 2024, apresenta um panorama sobre a história e a transformação do rádio, desde o início do século XX até os formatos digitais contemporâneos, como a web rádio e os podcasts.

reportagem da UFU no Enem
Estudantes de Jornalismo da UFU, Alan Alves e Caio Alves, comemoram seleção de texto para o Enem 2025 – Crédito: Dirco/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Reportagem da UFU compôs prova do Enem

A reportagem foi utilizada na questão 44 da prova, que abordou a trajetória dos meios de comunicação e suas mudanças com a digitalização do som. Os candidatos precisaram analisar o texto e responder a uma pergunta sobre a evolução da mídia sonora e o papel da internet nesse processo.

Alan Alves e Caio Alves contaram que ficaram surpresos com a notícia, que chegou por meio de um colega. “Um amigo mandou mensagem perguntando: ‘sabia que seu texto está no Enem?’”, relembra Caio. “É um reconhecimento do nosso trabalho, do curso e da UFU. Três anos atrás eu estava fazendo o Enem, e agora ver nossa reportagem lá é incrível”, comenta Caio.

Reportagem da UFU no Enem destaca estudantes de Jornalismo de Uberlândia
Questão do Enem 2025 utilizou reportagem da UFU sobre a evolução do rádio ao podcast – Crédito: Dirco/Reprodução

Já Alan recorda que o texto foi a primeira reportagem especial da dupla publicada pelo Comunica UFU (portal de notícias da UFU), sob supervisão da jornalista Ítana Santos. “Queríamos falar sobre rádio porque era uma pauta que exigia pesquisa e envolvia memória e tecnologia. Pouco depois, tivemos a oportunidade de gravar um episódio do Ciência ao Pé do Ouvido, e isso ampliou nossa visão sobre o tema”, contou.

Reconhecimento acadêmico e trajetória

Atualmente no 6º período do curso, os dois estudantes já participaram de duas edições do projeto Ufocas, atuando em fotografia, podcast e reportagem web. Durante a experiência, colaboraram com as divisões de Divulgação Institucional e Assessoria de Imprensa (Didiai) e de Divulgação Científica (Didic) da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Além da matéria sobre rádio, a dupla também é autora da reportagem “60 anos do golpe militar de 1964”, que foi uma das mais lidas do portal Comunica UFU em 2024. O reconhecimento do Enem, segundo eles, reforça a importância de valorizar o jornalismo produzido dentro das universidades públicas.