Projeto estadual lança escolas bilíngues em Minas Gerais a partir de 2026

Iniciativa "Minas Bilíngue" prevê nova proposta pedagógica e intercultural para a rede estadual, começando pela abertura de até 30 escolas bilíngues em Minas Gerais

, em Uberlândia

-

O Governo anunciou nesta terça-feira (4) o projeto Minas Bilíngue, que prevê a criação de escolas bilíngues em Minas Gerais. A medida deve começar a valer em 2026, com previsão de adesão de até 30 escolas.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), a iniciativa busca oferecer a proficiência em uma segunda língua, valorizar a diversidade cultural e preparar os estudantes para atuar no mercado de trabalho globalizado.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Romeu Zema em cerimônia para lançar projeto de escolas bilíngues em Minas Gerais
Programa Minas Bilíngue é uma resposta ao baixo índice de fluência em inglês no Brasil – Créditos: Agência Minas/Divulgação

Entenda a implementação das escolas bilíngues em Minas Gerais

A pasta informou que serão oferecidas aulas de diferentes línguas: inglês, espanhol, mandarim, italiano, alemão e francês, conforme a escolha da comunidade escolar.

A ideia não é ter uma aula de uma segunda língua apenas, mas ter, por exemplo, aulas de ciências no idioma estrangeiro, para inserir os estudantes na outra cultura. Conforme a SEE-MG, o projeto surgiu em resposta ao cenário nacional de baixa proficiência em inglês.

De acordo com o estudo “The Future of English: Global Perspectives”, do British Council, o Brasil ocupa a 184ª posição entre 229 países, com apenas 6% da população fluente no idioma, enquanto a média global é de 31%.

LEIA MAIS: Uberlândia promove aulão preparatório para o Enem nos dois próximos sábados

O programa será estruturado em três eixos principais. As escolas estaduais poderão aderir ao Minas Bilíngue de 10 a 28 de novembro para o ano letivo de 2026. Após esta data, a adesão continuará aberta para o ano letivo de 2027.

A primeira frente do projeto prevê a implementação de até 30 escolas bilíngues a partir de 2026, com proposta pedagógica intercultural e interdisciplinar. Nessas unidades, a língua estrangeira adicional terá carga horária ampliada e será utilizada também nos componentes curriculares específicos.

O segundo eixo do Minas Bilíngue é voltado à criação e ao fortalecimento dos Centros de Estudo de Línguas, que oferecerão cursos gratuitos de idiomas a estudantes, no contraturno, e também aos profissionais da rede estadual.

×

Leia Mais

O terceiro eixo do projeto prevê a oportunidade de intercâmbio internacional, com duração de dois a seis meses, destinado a estudantes com melhor desempenho e professores mais engajados nas ações do Minas Bilíngue. A iniciativa será realizada por meio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.

A seleção das escolas considerará a adesão da comunidade escolar à proposta bilíngue, a capacidade de oferta de Educação em Tempo Integral, com infraestrutura adequada e o diagnóstico da proficiência linguística dos profissionais da rede.