Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira (16)

Documento garante descontos, meia-entrada e benefícios em serviços e eventos culturais

, em Uberlândia

Professores de todo o Brasil passam a contar com um novo documento oficial de identificação. A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) poderá ser solicitada a partir desta quinta-feira (16) no portal Mais Professores, com login via conta gov.br. A emissão é gratuita e totalmente digital. O documento garantirá descontos, meia-entrada e benefícios em serviços e eventos culturais, em parceria com empresas credenciadas no programa #TôComProf.

Imagem de várias pessoas segurando a Carteira Nacional
Carteira Nacional é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas – Crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o ministro Camilo Santana, a carteira representa um passo importante na valorização dos educadores. “Queremos reconhecer a importância do professor na construção do país”, afirmou.

O MEC estima que 2,7 milhões de docentes terão direito à carteira. Inicialmente, ela será disponibilizada para professores da educação básica e superior em atividade, e depois ampliada para aposentados.

Além da CNDB, o governo anunciou a entrega de 100 mil computadores a professores das redes públicas e o relançamento do Portal de Formação Mais Professores, que oferece cursos gratuitos de graduação, pós e capacitação.

×

Leia Mais

Durante o evento de lançamento da Carteira, o presidente Lula destacou o papel central dos educadores na transformação do país. “O Brasil só vai avançar se investir em conhecimento, ciência e tecnologia, e tudo começa com o professor”, disse.

As iniciativas fazem parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano, que reúne ações de formação, reconhecimento e valorização profissional.