Primeiro dia de provas do Enem 2025 teve 27% de abstenção, diz MEC
Dos 4,8 milhões inscritos no Enem 2025, cerca de 3,5 milhões fizeram a prova no primeiro dia, neste domingo (9); veja mais sobre o balanço do MEC
-
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) teve abstenção de 27% dos inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Cerca de 3,5 milhões de candidatos realizaram o exame neste domingo (9). O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após o final da aplicação do primeiro dia de prova.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ainda conforme o levantamento, o exame registrou aumento de 11% no número de inscritos em relação à última edição, em 2024, e 38% em relação a 2022. Neste ano, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram no Enem.
Segundo o ministro, o primeiro dia de prova do Enem ocorreu sem intercorrências significativas. “Todos os malotes foram entregues em seus respectivos locais de aplicação. O exame foi aplicado em todo o país, em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. São mais de 300 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem”, disse.
As medidas de segurança também foram destaque no Enem 2025. Segundo o presidente do Inep, a edição contou com o uso de detectores de metal em todas as salas de provas, procedimento que antes era restrito à entrada e saída de participantes para o banheiro.
Leia Mais
O que teve no primeiro dia do Enem 2025?
As provas deste domingo (9) foram voltadas para questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O Enem 2025 continua no próximo domingo (16). O segundo dia terá questões de ciências da natureza e matemática.