Prazo final: aprovados no Pé-de-Meia Licenciaturas têm até hoje para matrícula
Bolsa mensal de R$ 1.050 é destinada a estudantes de licenciatura; mais de 12,4 mil estão elegíveis
Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que desejam receber a bolsa do programa Pé-de-Meia Licenciaturas têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior onde foram admitidos.
O benefício, no valor de R$ 1.050 por mês, é destinado a estudantes de cursos presenciais de licenciatura que alcançaram, no mínimo, 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Mais de 12 mil estudantes elegíveis
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 12.473 candidatos aprovados no Sisu 2025 atendem aos critérios para receber o auxílio financeiro. O Pé-de-Meia Licenciaturas faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano, com o objetivo de incentivar a formação de docentes para a educação básica.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a baixa procura pela carreira docente é uma preocupação global. “As pessoas estão perdendo a vontade de ser professor. Não é só no Brasil, é um fenômeno mundial. O programa Mais Professores do Brasil foi criado para atrair jovens que estão concluindo o ensino médio para a licenciatura”, afirmou. A bolsa será paga ao longo de todo o período do curso, garantindo apoio financeiro aos futuros professores.
MAIS! Volta às aulas: MEC comenta como funcionará a proibição do uso de celulares nas escolas
Como garantir o benefício
Para receber a bolsa, não basta apenas se matricular na universidade. Após a matrícula, os estudantes devem realizar o cadastro de currículo e a pré-inscrição na Plataforma Freire, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, é necessário aceitar o Termo de Ciência e Concordância.
O resultado preliminar dos selecionados será divulgado em 4 de abril, e a lista final sai em 14 de abril. O pagamento da bolsa está previsto para começar em 1º de maio. A Capes alerta que a manifestação de interesse não garante a concessão do benefício, sendo necessária a confirmação oficial após a publicação do resultado final.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Critérios de desempate e outras formas de concessão
Caso o número de pré-inscrições na Plataforma Freire ultrapasse as 12 mil vagas disponíveis, a seleção será feita com base na nota do Enem 2024. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com a maior nota na redação e, persistindo o empate, o estudante mais velho será escolhido.
Além dos ingressantes pelo Sisu, estudantes que participam do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também poderão ser contemplados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas.