Minas Gerais é reconhecido pelo Senado por avanços na alfabetização infantil

Estado está entre os cinco premiados na primeira edição da comenda nacional que valoriza políticas de alfabetização na idade certa

, em Uberlândia

Minas Gerais foi um dos cinco estados brasileiros reconhecidos pelo Senado Federal por avanços na alfabetização infantil de crianças até os sete anos de idade. A entrega da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa ocorreu nesta semana, em Brasília, e reuniu autoridades federais e representantes da educação pública de todo o país.

O estado foi representado pelo secretário de Educação, Rossieli Soares, que recebeu a homenagem em nome do governador de Minas
Minas foi representado pelo secretário de Educação, Rossieli Soares – Crédito: Governo do Estado de Minas Gerais/Reprodução

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O índice nacional de alfabetização infantil, medido pelo Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, alcançou 59,2%, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado representa um avanço de 3,2 pontos percentuais em relação aos 56% registrados em 2023. Apesar de ainda ficar abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal para este ano, o número indica progresso na alfabetização das crianças brasileiras.

Alfabetização infantil

A escolha dos estados levou em consideração critérios técnicos como desempenho no Índice Criança Alfabetizada, redução de desigualdades raciais e socioeconômicas, formação continuada de professores e cooperação entre redes municipais e estaduais. A análise foi feita por um comitê independente, que reuniu representantes do Senado, Ministério da Educação, Unesco e entidades do terceiro setor.

O Estado foi representado pelo secretário de Educação, Rossieli Soares, que recebeu a homenagem em nome do governador Romeu Zema (Novo). Além de Minas, também foram premiados Amapá, Ceará, Mato Grosso e Pernambuco. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Durante o evento, Rossieli Soares destacou que os resultados refletem o trabalho conjunto entre o governo estadual, as prefeituras e os educadores da rede pública. “A continuidade de políticas, independentemente da troca de governos, é um dos grandes fatores de sucesso”, afirmou.

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Criada neste ano pela Resolução 8, a comenda tem o objetivo de reconhecer anualmente as unidades da federação que se destacam em políticas de alfabetização. O ministro Camilo Santana reforçou a importância do tema ao afirmar que “a alfabetização é o primeiro passo para a cidadania plena”.

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Embora o prêmio simbolize um avanço, Minas ainda enfrenta desafios para universalizar a alfabetização e reduzir desigualdades regionais no aprendizado, metas que continuam entre as prioridades da rede estadual de ensino.