Minas Gerais conquista primeiro lugar em ranking nacional da redação do Enem
Com média de 621,5 pontos, rede estadual avança de 4° para o 1° lugar em 2024
-
Minas Gerais conquistou a liderança do ranking nacional da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre todas as redes públicas estaduais, em 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado representa um avanço em relação a 2023, quando o estado ocupava o 4° lugar do ranking.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O crescimento observado no último ano foi de 25,7 pontos, alcançando uma média de 621,5 pontos. O número coloca Minas Gerais 17,3 pontos à frente de Espírito Santo, o segundo colocado no ranking nacional da redação do Enem.
O resultado reflete uma série de ações do Governo de Minas voltadas à preparação dos estudantes para o exame, como a plataforma Enem MG.
Leia Mais
Ações do Governo de MG que refletem o ranking nacional da redação do Enem
Gratuita para os estudantes da rede estadual, a plataforma Enem MG é uma ferramenta que reúne recursos educacionais como livros digitais, videoaulas, trilhas personalizadas de estudos e simulados.
Além disso, conta com uma ferramenta fundamental para a melhora na redação dos estudantes: o aluno pode escrever seu texto à mão, fotografar e enviar pela plataforma, que realiza a correção com apoio de inteligência artificial, oferecendo um retorno rápido, personalizado e acessível.
VEJA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2025
Em 2024, foram 600 mil redações corrigidas com o apoio da tecnologia, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.
Durante o ano passado, a SEE/MG aplicou três grandes provas de redação em toda a rede estadual, alcançando mais de 150 mil estudantes. Também realizou dois simulados completos e promoveu quatro aulões presenciais em diferentes regiões de Minas Gerais, ampliando as oportunidades de preparação intensiva para o exame.
Neste ano, o Governo do Estado expandiu o acesso a esse conjunto de ações para todos os alunos do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), beneficiando aproximadamente 700 mil estudantes da rede estadual.