Inscrições Sisu 2025: tudo o que você precisa saber para garantir sua vaga no ensino superior

As incrições estão abertas até o dia 21 de janeiro; confira as datas, notas de corte e como se inscrever no processo seletivo do MEC

, em Uberlândia

-

As inscrições para o Sisu 2025 já estão abertas e, quem fez a prova do Enem 2024, pode garantir uma vaga no ensino superior. O sistema eletrônico do MEC oferece acesso a cursos de universidades e institutos públicos de todo o Brasil, com classificação baseada no desempenho do Enem.

Descubra as datas, notas de corte, como se inscrever e todas as informações essenciais para participar desse processo seletivo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Inscrições para o Sisu 2025 já estão abertas - Crédito: Divulgação/MEC
Inscrições para o Sisu 2025 já estão abertas – Crédito: Divulgação/MEC

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema eletrônico criado pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar o acesso ao ensino superior, reunindo vagas ofertadas por instituições públicas de todo o Brasil, especialmente universidades e institutos federais. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, sendo aberta duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo.

O processo de inscrição dura, em média, três dias, durante os quais os candidatos podem escolher os cursos desejados. A partir do segundo dia, são divulgadas as notas de corte para os cursos, permitindo que os candidatos se orientem sobre a probabilidade de serem selecionados com a nota obtida no Enem. Caso a nota do candidato seja inferior à nota de corte, ele pode trocar de curso durante o período de inscrições.

Ao final do processo, as listas dos selecionados são divulgadas e os estudantes devem realizar a matrícula na instituição onde foram aprovados. O MEC também publica um edital com regras gerais sobre as inscrições, divulgação de resultados, lista de espera e cronograma, enquanto as instituições participantes fornecem editais específicos, com informações detalhadas sobre requisitos e documentos necessários para a matrícula.

Confira o edital completo do Sisu 2025.

×

Leia Mais

Como se inscrever para o Sisu?

As inscrições para o Sisu 2025 serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do sistema. Para se inscrever, o candidato deve primeiro criar uma conta no “Login Único” do Governo Federal, acessando o portal gov.br, que permite o acesso aos serviços públicos digitais.

Durante a inscrição, o candidato precisará informar seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da sua conta gov.br. Após esse procedimento, será redirecionado ao site do Sisu, onde poderá continuar a inscrição e escolher duas opções de cursos de sua preferência, em ordem de preferência.

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

Nota de corte no Sisu 2025

A partir do segundo dia de inscrições, o Sisu divulga diariamente a nota de corte de cada curso. Esse valor representa a menor pontuação necessária para que o candidato esteja entre os selecionados, levando em consideração o número de vagas e o total de inscritos.

A nota de corte serve como um importante indicativo para os candidatos avaliarem suas chances de aprovação e ajustarem suas escolhas durante o processo seletivo.

Confira como realizar a inscrição: 

  1. Acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil do gov.br ou realize seu cadastro. 
  2. Confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. 
  3. Escolha até duas opções de cursos. Nesta etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis. 
  4. Confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos. 
  5. Após confirmar a inscrição, o candidato será encaminhado para a tela “minha inscrição”, onde estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial. 

 

Para mais informações, acesse o site do Governo Federal.