Fies abre inscrições para segundo semestre com quase 45 mil vagas em faculdades privadas

Estudantes têm até 18 de julho para se candidatar ao financiamento; metade das vagas será destinada ao Fies Social, que oferece cobertura de até 100%

, em Uberlândia

-

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (14), as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Com 44.867 vagas disponíveis em todo o país, o programa do Ministério da Educação permite o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta edição, metade das oportunidades será reservada ao Fies Social, que garante condições especiais para candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até as 23h59 do dia 18 de julho. A inscrição é gratuita, e o edital com todas as regras foi publicado no último dia 9 pelo MEC.

Fies abre inscrições
Fies abre inscrições aos estudantes interessados até 18 de julho – Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, o candidato não pode ter participado como “treineiro” e deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.554 em 2025.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Fies Social

Criado em 2024, o Fies Social representa uma política de ampliação do acesso ao ensino superior. Nesta edição, 50% das vagas serão destinadas a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 759.

Essa modalidade também prevê financiamento de até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

×

Leia Mais

Classificação

A seleção dos candidatos será feita com base nas notas obtidas no Enem, organizadas em ordem decrescente e levando em consideração o tipo de vaga, a modalidade de concorrência e o grupo de preferência. Haverá uma única chamada regular, seguida de lista de espera.

Entre os critérios de prioridade, o MEC estabelece a seguinte ordem:

  1. Candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies;

  2. Candidatos que não concluíram o ensino superior, mas já foram beneficiados pelo Fies e quitaram o financiamento;

  3. Candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca usaram o Fies;

  4. Candidatos que já concluíram e já usaram o Fies, com financiamento quitado.

Importante: quem ainda estiver utilizando ou não tiver        quitado um financiamento anterior não pode concorrer.

Cronograma

  • Inscrições: 14 a 18 de julho

  • Resultado da chamada única: 29 de julho

  • Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto

  • Lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro

O Ministério da Educação alerta que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e exigências do edital. Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem seguir rigorosamente os procedimentos estabelecidos para não perderem a chance de ocupar as vagas.