Estudantes lançam manifesto e pedem aumento na segurança da UFU

As entidades estudantis que assinaram o manifesto, pois acreditam que existe um grave problema de segurança na Universidade

, em Uberlândia

-

O Diretório Acadêmico do curso de Direito (21 de Abril), com o apoio de 40 entidades estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançou um manifesto intitulado ‘Por Uma UFU Mais Segura’.

Diretório Acadêmico do Direito encabeça a lista de entidades que reivindicam mais segurança na universidade – Crédito: Milton Santos/UFU/Divulgação

O presidente do D.A. 21 Abril, João Paulo Zorzenon, destacou que, o Diretório encabeçou esse manifesto porque acredita, assim como as entidades estudantis que assinaram o manifesto, que existe um grave problema de segurança hoje na Universidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dentre as medidas reivindicadas no manifesto estão a recomposição do efetivo de segurança. “A recomposição do quadro pode ser por meio de renegociação com as empresas ou com articulação pelo governo federal, com parlamentares e com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que a reitoria tem um canal de comunicação muito bom nesse sentido”, disse.

Os estudantes também reivindicam a criação de um canal para centralização das denúncias. “Para a melhor divulgação nesse sentido porque a gente crê que os índices estão severamente sub-representados por não terem as denúncias, ou seja, eles acontecem, mas não existem as denúncias dos casos, formalmente”.

Zorzenon disse ainda que o manifesto pede a disponibilização de forma clara dos dados relacionados à segurança para que a comunidade acadêmica compreenda a real situação. E também a implementação de ações para prevenir a ocorrência de crimes. Outra solicitação do manifesto é a melhora na iluminação dentro e fora dos campi, com atenção especial aos campi avançados de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

“Estão crescendo os casos, o sentimento de insegurança aqui dentro da Universidade e não se vê medidas sendo tomadas pela Reitoria nesse sentido”, afirmou Zorzenon.

×

Leia Mais

O presidente do D.A. 21 de Abril ressaltou ainda que a administração da UFU seja propositiva. “Não somente via coletiva de imprensa na solução desse problema. O movimento estudantil acredita nisso de forma imensamente majoritária tendo em vista o número de signatários desse manifesto”, concluiu.

A reportagem do Paranaíba Mais procurou a UFU que emitiu o seguinte posicionamento: “O referido manifesto não foi oficialmente recebido pelo Gabinete da Universidade Federal de Uberlândia. Todas as ações referentes à segurança da UFU foram detalhadas na coletiva de imprensa realizada em 28 de março de 2025, cuja íntegra pode ser vista abaixo.