Estudantes da região são selecionados no Passaporte Mineiro do Conhecimento

Sete alunos de escolas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ganham bolsa de estudo no exterior em projeto do governo de Minas Gerais

, em Uberlândia

-

Dos 150 estudantes selecionados no Passaporte Mineiro do Conhecimento – projeto de intercâmbio que oferece bolsas de estudo para alunos da rede pública estadual -, sete estudam em escolas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Alunos de Indianópolis, Ituiutuba, Monte Carmelo, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo e Uberaba estão entre os selecionados. Nesta quarta-feira (8), duas estudantes de Ibirité viajaram para África do Sul e foram as primeiras do projeto a embarcar para o exterior.

Estudantes da região são selecionados no Passaporte Mineiro do Conhecimento
Estudantes da região são selecionados no Passaporte Mineiro do Conhecimento. Crédito: Cristiano Machado/Imprensa MG

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com o Governo de Minas, os estudantes da região vão embarcar no segundo semestre. Eles ainda não sabem quais serão os países de destino. A duração do intercâmbio é de 12 meses.

As bolsas de estudo garantem aos alunos selecionados passagem aérea, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e ajuda de custo para cobrir despesas pessoais.

Passaporte Mineiro do Conhecimento

O programa do Governo de Minas atende especialmente estudantes da rede estadual de ensino matriculados no 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O projeto recebeu no ano passado mais de mil inscrições em todo o estado e 150 alunos foram selecionados.

Há uma série de critérios para participar do projeto: não pode ter sido reprovado ao longo do percurso escolar, apresentar média de nota superior a 70% e frequência acima de 90% no ano anterior.

LEIA MAIS

O processo seletivo foi focado no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, de liderança e engajamento social. Os participantes passaram também por entrevistas individuais para uma avaliação mais detalhada.

Os selecionados viajarão para o país de destino para cursar o 2º ano do ensino médio, retornando à sua escola estadual de origem no Brasil para completar o 3º ano e finalizar estudos regulares.

Escolas da região que tiveram um estudante selecionado:

  • EE Coronel Oscar PradosSão Gotardo
  • EE Lauro FontouraUberaba
  • EE Padre José André Caldeira Coimbra Presidente Olegário
  • EE Professora Maria de BarrosItuiutaba
  • EE Nélson Soares de OliveiraIndianópolis
  • EE Clara Chaves Monte Carmelo
  • EE Nely AmaralPatrocínio