Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem 2025
Governo quer aumentar participação no exame e retoma certificação do ensino médio para maiores de 18 anos
Ana Clara Arantes , em Uberlândia
Os alunos da rede pública que concluírem o ensino médio em 2025 não precisarão mais se preocupar com a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): uma pré-inscrição automática será feita pelo sistema.
A pré-inscrição automática valerá exclusivamente para alunos do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas. Ainda será necessário, no entanto, que o estudante acesse a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para confirmar a inscrição e escolher o idioma da prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol. Além da pré-inscrição, esses candidatos já têm direito à isenção da taxa de R$ 85. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Outro anúncio importante é o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem. A partir de 2025, pessoas com mais de 18 anos que não concluíram os estudos poderão usar o desempenho no exame como forma de obter o diploma de conclusão.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Para isso, será necessário alcançar ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação — os mesmos critérios usados antes da mudança em 2017. Desde então, essa função estava atribuída exclusivamente ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Data das inscrições
As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e vão até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 11 de junho, por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta. Não haverá prorrogação do prazo.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em quase todo o Brasil. A exceção é para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
No primeiro dia, os candidatos responderão a 45 questões objetivas de linguagens, ciências humanas e farão a redação. No segundo, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30.
Candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas, que será feita nos dias 16 e 17 de dezembro.
Leia Mais
Confira os cargos do Concurso da Educação de MG e maiores salários
CNU 2025: 2ª edição do “Enem dos Concursos” terá mais de 3,3 mil vagas com atuação em diversos órgãos federais
UFU abre seleção com 526 vagas remanescentes para ingresso ainda no 1º semestre de 2025
Além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem também é usado em programas como o Prouni e o Fies, além de permitir o ingresso em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.