Enem 2025 pode ter mudanças no formato e voltar a certificar conclusão do ensino médio
Exame deve priorizar interpretação e domínio de mundo; proposta também estuda retomar certificação para maiores de 18 anos
O Enem 2025 deve trazer mudanças importantes para os candidatos, de acordo com o Portal Nacional da Educação. O formato da prova deve ser reformulado com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes de forma mais precisa, indo além da memorização de conteúdos. A redação também deve passar a contar com critérios de correção mais rigorosos.

Uma das mudanças em análise pelo Ministério da Educação (MEC) é a volta do Enem como instrumento de certificação do ensino médio para pessoas com mais de 18 anos. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a proposta durante coletiva de imprensa em 2024.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A medida permitiria que jovens e adultos que não concluíram o ensino médio possam obter o certificado por meio do exame, algo que deixou de ocorrer em 2016. O Encceja seguirá disponível como alternativa para a certificação.
Com as mudanças, o Enem 2025 deve acompanhar as diretrizes do novo ensino médio, valorizando competências como leitura crítica, raciocínio lógico e capacidade de argumentação. A proposta representa uma tentativa de aproximar a avaliação da realidade educacional e social dos estudantes brasileiros.