UFU ocupa a 20ª colocação entre as universidades federais
Na avaliação realizada pelo MEC, dois cursos do campus Monte Carmelo e um curso do campus Ituiutaba receberam conceito 5 e outros 12 alcançaram nota 4
O Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. Junto aos resultados do Enade, o MEC também divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Ensino Superior no país. Nele o IGC contínuo da UFU foi de 3,95 numa escala que vai até 5. Com esta nota, a UFU ocupa a 20ª colocação entre as universidades públicas federais.
Após o cálculo do IGC contínuo, o MEC converte esse valor para o indicador IGC faixa para melhor fazer a comparação entre as instituições de ensino superior (IES) do país. Nos anos anteriores a UFU estava na faixa 4 e este ano alcançou a faixa 5 do IGC. Com esse resultado a UFU ficou entre as 33 universidades públicas federais com o conceito máximo. Os dados foram divulgados neste mês de abril.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Das 1.347 Instituições de Ensino Superior que participaram do Enade, (192 públicas e 1.155 privadas), somente 66 alcançaram o conceito 5, sendo 33 públicas e 33 particulares.
Índice Geral de Cursos
O Índice Geral de Cursos (IGC) é o principal indicador da qualidade de uma instituição de ensino superior. Ele é calculado com base em três fatores: a nota do Enade, a qualificação do corpo docente e a percepção dos alunos sobre a formação e a infraestrutura, obtida por meio de um questionário.
O IGC possui uma nota contínua de 0 a 5. A nota final arredondada é usada como referência pública. Instituições com conceitos 4 ou 5 são classificadas como de alto desempenho. O conceito 3 indica qualidade aceitável, conforme padrões do MEC. Já conceitos 1 ou 2 podem levar a processos de supervisão, incluindo visitas de avaliadores do MEC.
Leia Mais
O Enade avalia o desempenho de concluintes de cursos de graduação quanto a conteúdos, competências e habilidades profissionais, por meio de provas com questões de múltipla escolha e discursivas, divididas em formação geral (comum a todos os cursos) e componente específico (relativo à área do curso). Realizado em ciclos trienais, abrange cursos definidos pelo MEC, garantindo a avaliação contínua da qualidade do ensino superior no Brasil. A participação é obrigatória para concluintes selecionados, sendo condição para a emissão do diploma.
A Universidade Federal de Uberlândia foi procurada, mas não se pronunciou até o fechamento.