Educação em Uberlândia: panorama das escolas, universidades e oportunidades de ensino

Município conta com vasta opção de ensino básico, técnico e superior; conheça mais sobre a educação em Uberlândia

, em Uberlândia

Do ambiente da escola pública aos corredores do ensino superior, a educação transforma histórias, cria oportunidades e impulsiona projetos de vida. Com uma rede diversificada de ensino, do básico ao técnico e superior, Uberlândia revela o empenho conjunto de instituições e profissionais na formação de cidadãos. O avanço educacional acompanha o crescimento econômico e populacional da cidade, refletindo um cenário em constante expansão.

Professores da rede pública representam a educação em Uberlândia
Panorama da educação em Uberlândia mostra ensino básico, técnico e superior – Crédito: José Cruz/Agência Brasil

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Panorama da educação em Uberlândia

O ensino básico em Uberlândia conta com 468 unidades escolares, dentre elas, municipais, estaduais, federais e privadas. Os dados são da Diretoria de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE/MG), disponíveis no site da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, e abrangem tanto a zona urbana como a rural do município.

Em questão de alunos matriculados, a rede municipal e estadual de ensino em 2025 possui 108.477 alunos. O número não conta os estudantes de instituições federais e privadas.

×

Leia Mais

Rede pública de ensino na cidade

Em números, a rede pública municipal e estadual possui 186 unidades. Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Uberlândia conta com 62 escolas estaduais em 2025, que atendem 46.022 alunos matriculados.

Já a rede municipal conta com 124 unidades, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação de janeiro deste ano. O município ainda conta com três unidades de ensino básico federais, a Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Centro e Campus Uberlândia (na zona rural).

Alunos deixam a Escola Estadual Américo René Gianetti após o primeiro turno do retorno das aulas em Uberlândia
Alunos deixam a Escola Estadual Américo René Gianetti no retorno das aulas em Uberlândia – Crédito: Tarcis Duarte/TV Paranaíba

Principais escolas privadas

Segundo dados da Diretoria de Informações Educacionais da SEE/MG, o município conta com 279 escolas privadas de ensino básico.

Universidades e faculdades em Uberlândia

O município possui uma universidade federal, um instituto federal e diversas faculdades privadas. As maiores e mais conhecidas instituições privadas de Uberlândia são: Unitri, Esamc, Anhanguera, Uniube, Una, Uniessa e Unipac. As opções também contemplam cursos a distância (EaD).

Universidade Federal de Uberlândia

Nascida em 1969, durante a Ditadura Militar, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o principal centro de referência em ciência e tecnologia das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

Hoje, a universidade conta com sete campi e está presente em quatro cidades. Em Uberlândia, há o Campus Santa Mônica, Umuarama, Educa e Glória, quatro no total. Há também um campus em Ituiutaba, um em Monte Carmelo e um em Patos de Minas.

Segundo dados publicados pelo Comunica UFU, portal de notícias da instituição, em 2023, a UFU abriga uma população acadêmica de 31.702 pessoas, sendo 25.828 estudantes e 5.874 profissionais. O valor é referente aos sete campi da instituição.
Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica
Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica – Créditos: Marco Cavalcanti/UFU

Cursos técnicos e profissionalizantes

Há diversas instituições no município que oferecem oportunidades técnicas, como a Prefeitura de Uberlândia, Senai, Senac, Cebrac, IFTM e a ONG Ação Moradia. Cursos de diversas áreas, desde manicure e pedidure até auxiliar administrativo, estão disponíveis.

Na ONG Ação Moradia, há atualmente 440 alunos que participam de suas capacitações. As formações são totalmente gratuitas. Já a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece 27 cursos gratuitos de qualificação e requalificação profissional nos centros profissionalizantes.