Dia Internacional das Mulheres na Ciência: Conheça o projeto da UFU que incentiva a participação de mulheres na tecnologia

Projeto "Tem Menina no Circuito" oferece atividades semanais para meninas, com oficinas que combinam artesanato e eletrônica

, em Uberlândia

Nesta terça-feira (11), celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data que destaca a importância da participação feminina no meio científico.

Com esse mesmo propósito, o projeto “Tem Menina no Circuito” incentiva o interesse das meninas pela ciência. Em 2019, a iniciativa expandiu suas atividades para Minas Gerais por meio de uma parceria com a professora Liliana Sanz de La Torre, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Projeto reforça a importância da inclusão feminina nas ciências exatas e tecnologia – Crédito: Reprodução

Em 2023, o projeto recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, com recursos do edital PEIC 2023, e promoveu atividades na Escola de Educação Básica e no campus avançado da UFU em Monte Carmelo. Em 2024, ampliou suas ações para a Escola Estadual Segismundo Pereira, oferecendo atividades de física básica e robótica.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“Tem Menina no Circuito”

O projeto tem como missão incentivar meninas a se interessarem por ciências exatas e tecnologia. Suas ações são guiadas por valores fundamentais, como equidade, garantindo que todas as pessoas tenham oportunidades iguais e acesso à educação de qualidade, reconhecendo seu poder transformador.

O letramento científico é valorizado como uma ferramenta de inclusão social, enquanto o respeito à diversidade assegura que ninguém seja discriminado por gênero, raça, credo, orientação sexual ou deficiência. Além disso, a ética, baseada em honestidade, integridade e justiça, norteia todas as atividades.

O projeto promove atividades semanais exclusivas para meninas nas escolas onde atua, com participação livre. As oficinas práticas combinam artesanato, como papel, tecido e massa de modelar, com componentes de eletrônica convencional, trazendo um aspecto lúdico e criativo para o ensino de ciência.

×

Leia Mais

Além disso, busca despertar o interesse das meninas pela universidade, incentivando a participação em conferências, visitas a laboratórios didáticos e de pesquisa na UFRJ e outras instituições, bem como a museus de ciências e centros de pesquisa. Também promove atividades voltadas às famílias.

Para envolver toda a comunidade escolar, o projeto organiza visitas de equipes de robótica da UFRJ, palestras com pesquisadoras e oficinas abertas mediadas por alunas, sempre destacando o protagonismo feminino na ciência.

Em 2022, a iniciativa foi ampliada com o projeto “Tem Menina nas Exatas”, que expandiu o escopo e a equipe, incluindo atividades de matemática e astronomia. Com isso, mais escolas passaram a ser atendidas, permitindo a realização de atividades ainda mais engajadoras para um número maior de meninas.

Em 2024, o projeto iniciou suas ações na Escola Estadual Segismundo Pereira como parte da disciplina de Tecnologias.

Para mais informações, acesse o site do “Tem Menina no Circuito”