Cursos profissionalizantes visam ampliar oportunidades a quem não concluiu o ensino básico
25 mil vagas em cursos profissionalizantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão disponibilizados pelo MTE
-
Em um esforço para ampliar as oportunidades de emprego e renda, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou, nesta semana, o lançamento de um programa de qualificação gratuito e direcionado a jovens de 18 a 29 anos que não possuem o ensino fundamental e médio completos.

Inicialmente serão oferecidas 25 mil vagas em cursos profissionalizantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. A iniciativa será realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O investimento previsto é de R$200 milhões.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo o MTE, 10 milhões de jovens estão aptos a participar do programa. O objetivo é aliar aumento da escolaridade com qualificação profissional. Pelas regras do programa, os cursos de formação e qualificação serão voltados para áreas que demandam mão de obra nas indústrias das localidades dessas pessoas.
Leia Mais
O programa vai começar em municípios do estado baiano, com disponibilidade inicial de 3 mil vagas. Ao final do curso, uma lista com o nome dos alunos concluintes será encaminhada ao ministério, que repassará às agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para inserir os trabalhadores no mercado de trabalho.