Curso de Medicina será oferecido em 2026 no campus Pontal da UFU, em Ituiutaba
A proposição curso de Medicina em Ituiutaba veio da colaboração entre a universidade, o Município e o governo Federal; Conselho aprovou em dezembro
-
O curso de graduação em Medicina será oferecido no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Ituiutaba, a partir de 2026. A proposição veio da colaboração entre a universidade, o Município e o governo Federal e será um curso de grau bacharelado e turno integral.
Em dezembro, o Conselho Universitário da UFU havia aprovado a criação. O Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU) será a unidade acadêmica em que o curso será inserido. Houve apoio ainda de outras administrações municipais vizinhas.

No decorrer de 2024, a comissão de criação do curso realizou visitas ao Hospital São José, apontado como fundamental para os estágios supervisionados, e às unidades básicas de saúde, que serão locais de aprendizado desde o primeiro período da graduação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Com a aprovação pelo Consun, novas etapas estão em andamento para consolidar o projeto, como uma nova comissão formada com o objetivo de fortalecer as parcerias regionais, realizar visitas aos municípios vizinhos e formalizar convênios já delineados com prefeituras e outras instituições. No âmbito federal, a colaboração com a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) garantiu que a proposta fosse alinhada às diretrizes nacionais. As parcerias são importantes para o planejamento da contratação de servidores necessários para o início das atividades.
LEIA MAIS
- Carlos Henrique de Carvalho assume Reitoria da UFU
- UFU anuncia data de inauguração de teatro e cinema no Campus Santa Mônica
Estrutura
A previsão inicial é de gerar 54 novas vagas de servidores, sendo 50 docentes e 4 técnicos administrativos.
As aulas práticas ocorrerão no Campus Pontal, em laboratórios de anatomia, bioquímica, genética, biomedicina, microscopia e simulação realística. Existe, inclusive, o planejamento de criação de outros cursos relacionados e iniciativas para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades acadêmicas no Pontal. Além das unidades de saúde do município de Ituiutaba, e Hospital São José.