Cursinhos pré-Enem gratuitos podem integrar nova rede do MEC e Fiocruz
Cursinhos preparatórios, voltados ao Enem e ao vestibular com o da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também poderão se inscrever e receber apoio técnico e financeiro
-
Estão abertas as inscrições para o edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), programa lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa vai selecionar até 130 cursinhos populares gratuitos voltados à preparação de estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Cursinhos preparatórios gratuitos, voltados ao Enem e ao vestibular como o da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também poderão se inscrever e receber apoio técnico e financeiro.

Cursinhos populares gratuitos têm até 6 de maio para se inscrever na Rede Nacional do MEC e Fiocruz, que apoiará 130 projetos voltados à preparação para o Enem com suporte técnico, financeiro e foco em inclusão. O projeto, instituído por meio do decreto nº 12.410/2025, prevê investimento inicial de R$ 24,8 milhões, beneficiando até 5.200 estudantes já no primeiro ano. A expectativa é que, até 2027, o valor total chegue a R$ 99 milhões, apoiando cerca de 324 cursinhos em todo o país. O prazo para submissão das propostas termina no dia 6 de maio de 2025.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp v
Quem pode participar?
Podem se inscrever cursinhos populares, comunitários e sem fins lucrativos, que ofereçam aulas gratuitas com foco na preparação para o Enem. Terão prioridade na seleção os cursinhos que não contam com apoio financeiro direto ou indireto. A UFMG e demais instituições públicas que mantêm ações desse tipo também devem ficar atentas ao prazo.
As propostas devem apresentar carga horária mínima de 20 horas semanais, estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e incluir atividades complementares voltadas à promoção da saúde, formação cidadã, antirracista e anticapacitista.
Leia Mais
Objetivos do programa
A Rede Nacional de Cursinhos Populares tem como metas:
- Fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
- Oferecer suporte técnico e financeiro às ações educativas;
- Ampliar o acesso de estudantes negros, indígenas e pessoas com deficiência ao ensino superior;
- Estimular o interesse dos jovens pelo Enem, que voltou a crescer em 2023;
- Contribuir para o preenchimento de vagas em instituições federais de ensino superior.
- O edital completo e as orientações para inscrição estão disponíveis no site oficial do MEC e da Fiocruz. As inscrições são totalmente gratuitas e a avaliação das propostas será feita por comissões especializadas.