Comitiva vai ao MEC para tratar da implantação de curso de Medicina em Ituiutaba

Comissão do MEC irá ao campus Pontal em maio para realizar uma visita técnica e tratar do projeto político pedagógico

, em Uberlândia

Novas articulações foram realizadas nesta segunda-feira (7), para a implantação do curso de Medicina no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uma comitiva de autoridades se reuniu com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, e com representantes da Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto. O encontro contou também com a participação do reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

Implantação Medicina Ituiutuba UFU
Reunião no Ministério da Educação tratou da implantação do curso de Medicina em Ituiutaba

Marcus Vinícius David, explicou sobre os trâmites da criação do curso e informou que uma comissão do ministério irá ao campus Pontal em maio para realizar uma visita técnica e tratar do projeto político pedagógico. Já a Prefeitura de Ituiutaba se comprometeu, para a implantação do curso, a realizar um repasse de R$ 6 milhões do município para a universidade, recurso que será destinado à construção dos laboratórios necessários para o funcionamento do curso.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, além da infraestrutura acadêmica, a estruturação da rede de saúde com a construção de sete unidades básicas de saúde foi um dos pontos do debate. Uma vez que oferece oportunidade de estágio e prática profissional para os futuros médicos. “Nossa luta não é apenas pela criação do curso, mas para garantir ensino de qualidade, com estrutura adequada para a UFU e nossos estudantes. Esse é um grande sonho que vai fortalecer tanto a educação quanto a saúde pública no Pontal Mineiro”, afirmou.

A deputada federal Dandara Tonantzin que articulou a reunião destacou que a implantação do curso é um sonho antigo “Ituiutaba é uma cidade muito importante que vai atender uma microrregião fundamental pra desenvolver saúde de qualidade e pro SUS estar onde o povo precisa. Quero que a medicina vire realidade e por isso viemos, com reitor, pró-reitores, prefeitos da região, mostrar o nosso total apoio”.

Aprovação do curso

×

Leia Mais

A criação do curso de Medicina no Campus Pontal da UFU foi aprovada em 2024 durante a 18ª reunião do Conselho Universitário da universidade. A previsão é que o curso de bacharelado em turno integral comece a ser ofertado no primeiro semestre letivo de 2026, marcando um importante passo na expansão do ensino superior na área da saúde para o interior de Minas Gerais.