Com mais de 67 mil vagas, Fies abre inscrições; veja como e quem pode participar

Podem participar candidatos que tenham feito o Enem desde 2010; interessados tem até sexta-feira (7) para realizar o cadastro no programa

, em Uberlândia

-

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (4) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. O programa oferece 67.301 vagas em instituições privadas de ensino superior, permitindo que estudantes financiem total ou parcialmente suas mensalidades.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até esta sexta-feira (7).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Fies pode beneficiar mais de 60 mil aluno com bolsas parciais de estudos e até mesmo integrais – Crédito: Rafael Henrique/Getty Images

Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.

Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

VEJA MAIS: Tudo sobre o FIES: financiando sonhos e conquistando o ensino superior

Fies Social e reserva de vagas

Desde 2024, o programa conta com a modalidade Fies Social, que destina 50% das vagas para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. Para esse grupo, o financiamento pode ser integral (100%), cobrindo todas as mensalidades do curso.

Além disso, há reserva de vagas para candidatos negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, que precisam realizar a autodeclaração durante a inscrição.

Como funciona o processo seletivo?

Os candidatos podem selecionar até três opções de curso no momento da inscrição. A classificação será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem e na modalidade de concorrência escolhida (ampla concorrência ou cotas).

O resultado será divulgado em 18 de fevereiro e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

Quem não for aprovado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera, que ficará aberta de 25 de fevereiro a 9 de abril.

Cronograma do Fies 2025:

  • Inscrição: 4 a 7 de fevereiro
  • Resultado da pré-seleção: 18 de fevereiro
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados: 19 a 21 de fevereiro
  • Lista de espera: 25 de fevereiro a 9 de abril