Cadastro escolar de Araxá para 2026 termina nesta sexta-feira (7); saiba como se inscrever
Prazo para Educação Infantil vai até esta sexta (7) e resultados saem em dezembro; Sucem, para outras etapas, tem data diferente
-
As famílias de Araxá têm até esta sexta-feira (7) para realizar o cadastramento escolar das crianças que vão ingressar na Educação Infantil da rede municipal em 2026. O processo é obrigatório e fundamental para organizar a oferta de vagas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) do município.
Podem se inscrever crianças com idades entre 4 meses e 5 anos, de acordo com os grupos GI a 2º Período. Devem refazer o cadastro, também, aquelas que participaram do processo de 2025, mas ainda não foram contempladas com uma vaga. Quem não tiver acesso à internet pode procurar apoio nas escolas públicas, na Inspetoria Escolar ou diretamente na Secretaria Municipal de Educação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Resultado e matrículas
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, onde o responsável pode indicar até duas unidades de ensino, desde que estejam na mesma região onde a família reside.
A lista de classificados será divulgada em 1º de dezembro, com o período de matrícula indo desta data até o dia 12 de dezembro. O procedimento deve ser feito presencialmente nas unidades municipais ou conveniadas. Já a lista de espera e o encaminhamento para vagas remanescentes começam dia 27 de janeiro do ano que vem.
Para efetivar a matrícula, é preciso apresentar comprovante de endereço, CPF, certidão de nascimento da criança e CPF do responsável.
VEJA TAMBÉM: Enem 2025: entenda como funciona o cálculo da nota das provas objetivas
Cadastramento escolar em Araxá pelo Sucem vai até 14 de novembro
Além do processo municipal, o cadastramento pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem) também está aberto até o dia 14 de novembro. Ele é destinado a alunos que vão mudar de etapa ou de rede em 2026, como concluintes do 5º e 9º anos, estudantes da rede particular que desejam ingressar na pública e novos moradores da cidade.
O cadastro pode ser feito no site do Governo de Minas. Quem não tiver acesso à internet pode buscar ajuda nas escolas públicas ou na Secretaria Municipal de Educação.