Após anulação de questões do Enem 2025, MEC antecipa gabarito oficial

Gabarito do segundo dia do Enem 2025 será publicado às 10h desta quarta-feira (19); mudança ocorre em meio a suspeita de vazamento de questões da prova

, em Uberlândia

-

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou para às 10h desta quarta-feira (19) a divulgação do gabarito e cadernos de questões do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A publicação estava inicialmente prevista para quinta-feira (20).

A decisão ocorre após a suspeita de vazamentos de questões da prova antes da aplicação do Enem 2025. O ocorrido levou à decisão do Ministério da Educação (MEC) de anular três questões do exame e acionar a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Entrada UFU Santa Mônica local de aplicação do Enem 2025
Questões similares às da prova foram divulgadas semanas antes da aplicação – Crédito: Marco Cavalcanti/UFU/Reprodução

O gabarito oficial do primeiro dia do Enem foi divulgado na última quinta-feira (13). Os interessados poderão acessar o documento do segundo dia nesta quarta-feira (19), através do portal Gov.br, na seção “Provas e Gabaritos” da página do Inep.

Segundo dados iniciais do Inep, estiveram presentes nos dois dias do exame cerca de 70% dos 4,81 milhões de inscritos. Os números ainda são preliminares. O balanço oficial será divulgado junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

×

Leia Mais

Vazamento suspeito do Enem 2025

Nesta terça-feira (18), o MEC informou sobre a decisão quanto ao suposto vazamento do conteúdo do exame. Segundo o Inep, a medida de cancelar as três perguntas partiu da comissão assessora responsável pela montagem do exame. O instituto reforçou que a aplicação segue os protocolos de segurança, defendeu a lisura do processo e lembrou que a Teoria da Resposta ao Item (TRI) exige que perguntas sejam pré-testadas com candidatos reais.

O MEC também divulgou nota apontando que nenhuma questão foi replicada exatamente como aplicada em 2025, mas que as coincidências observadas justificam a anulação.

O caso ganhou repercussão porque envolve um estudante de Medicina, Edcley Teixeira, que publicou vídeos e uma live corrigindo questões extremamente parecidas com as do Enem dias antes da aplicação.