Valores esquecidos no banco: veja como ativar o saque automático a partir de hoje (27)
A medida, anunciada pelo BC, tem como objetivo facilitar o resgate de valores esquecidos no banco, eliminando a necessidade de solicitações manuais
-
A partir desta terça-feira (27), os brasileiros podem ativar uma nova funcionalidade no Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, que permite o saque automático de valores esquecidos em instituições financeiras. A medida, anunciada pelo BC, tem como objetivo facilitar o resgate desses recursos, eliminando a necessidade de solicitações manuais para cada valor encontrado.

Até então, quem identificava algum valor disponível precisava acessar o sistema e fazer o pedido individualmente. Agora, os usuários que optarem pela nova função poderão automatizar esse processo, permitindo que o dinheiro seja transferido diretamente para sua conta, assim que for identificado, sem a necessidade de novas consultas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quem pode aderir?
A adesão é opcional e válida apenas para pessoas físicas que possuam uma chave Pix vinculada ao CPF. Além disso, é necessário ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro, com a verificação em duas etapas ativada.
Vale destacar que nem todos os casos se enquadram na modalidade automática. Contas conjuntas e valores vinculados a instituições que não aderiram ao acordo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitações manuais.
Como fazer o cadastro?
O processo para adesão é simples: o cidadão deve acessar o site oficial do Sistema de Valores a Receber, informar CPF e data de nascimento, e fazer login com a conta gov.br para habilitar a função.
Quem ainda não possui chave Pix do tipo CPF deve registrá-la no seu banco de preferência.
Leia Mais
Bilhões de valores esquecidos no banco aguardam resgate
Atualmente, há cerca de R$ 6,9 bilhões esquecidos, pertencentes a mais de 42 milhões de brasileiros. Desde que o programa entrou em vigor, o Banco Central já devolveu aproximadamente R$ 7,4 bilhões a 27 milhões de pessoas.
Cancelamento é permitido a qualquer momento
O cidadão pode, a qualquer momento, cancelar a opção de saque automático, se desejar. O próprio sistema disponibiliza o histórico de ativações, desativações e consultas feitas pelas instituições, que também são obrigadas a verificar esses dados antes de abrir novas contas para os clientes.