Uberlândia tem 8 mil atrasados no IR; veja quanto pode ser cobrado de multa
Na região, 17.954 contribuintes deixaram de enviar a declaração dentro do prazo
-
Com o encerramento do prazo de entrega do Imposto de Renda 2025, na sexta-feira (30/05), os números da Receita Federal mostram que 17.954 contribuintes nas principais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba deixaram de enviar a declaração dentro do prazo. Só em Uberlândia, 8.711 pessoas não cumpriram a obrigação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quantas pessoas declararam:

Mesmo quem declarou dentro do prazo pode ter caído na malha fina por erro, omissão de renda, deduções indevidas ou inconsistência de dados. A Receita começa agora a notificar contribuintes com pendências.
Caiu na malha fina? Veja o que fazer:
- Acesse o e-CAC (Portal da Receita Federal)
Verifique se há pendências ou inconsistências na sua declaração. - Corrija o que for necessário
Se identificar erro, envie uma declaração retificadora. - Se não encontrar erro, aguarde ou agende atendimento
Às vezes, o problema é apenas um cruzamento de dados que será resolvido pela Receita. - Documentos em mãos
Mantenha comprovantes de despesas, rendimentos e recibos organizados. Eles podem ser exigidos.
Leia Mais
Multa
A Receita Federal alerta que quem perder o prazo de envio da declaração ou deixar de entregá-la pode ser penalizado com multa. O valor é calculado com base no imposto devido, mesmo que já tenha sido quitado.
O percentual é de 1% ao mês ou fração, limitado a 20% do imposto apurado. Para quem era obrigado a declarar, mas não tinha imposto a pagar, aplica-se um valor fixo mínimo de R$ 165,74.
A cobrança tem início no primeiro dia após o encerramento do prazo oficial e segue até a data do envio da declaração em atraso ou até o lançamento realizado pela Receita. Por isso, quanto mais cedo regularizar a situação, menor será o impacto financeiro.